Pamela Vasconcelos (*)
Na era do marketing digital, com todas as redes sociais, blogs e outras formas de produzir conteúdo, as pessoas que possuem muitos seguidores ou um alto engajamento, desempenham um papel de grande influência na tomada de decisão de consumo daqueles que as seguem. Com a internet na palma da mão da grande maioria dos brasileiros, as marcas começaram cada vez mais adotar o marketing de influência como plano de comunicação.
Seja somente um envio espontâneo de press kit, ou de fato contratando influenciadores e celebridades para espalhar a mensagem sobre seu produto ou serviço. Por ser um trabalho que exige muita pesquisa, estratégia, acompanhamento, mensuração de resultados, entre várias outras etapas, compartilho seis pilares básicos que são infalíveis para ter bons resultados em campanhas com influenciadores.
- Pesquise o nicho e aderência- Entenda o nicho de atuação e a aderência de cada influenciador com a sua marca. Já pensou, por exemplo, enviar um press kit de hambúrguer congelado bovino para uma pessoa que é vegetariana? Para não acontecer esse tipo de erro, te convido a ler o próximo tópico.
- Histórico – Este é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes. Pesquise sobre cada influenciador, sua trajetória e possíveis envolvimentos em polêmicas ou causas sociais, por exemplo. Se algo não estiver de acordo com os valores da empresa, não siga em frente com essa contratação. Uma escolha errada pode prejudicar a imagem da sua marca e gerar uma crise.
- Números não são tudo – É comum ouvir: “Só queremos influenciadores com pelo menos 1 milhão de seguidores”. Não adianta ter muitos seguidores se não tiver engajamento com o público e relevância com a marca ou tema da campanha. Engajamento e aderência são mais relevantes do que número de seguidores.
- Co-criação – Seguir um roteiro definido ao pé da letra tira a naturalidade da publicação. Os influenciadores estão se profissionalizando e muitos já falam abertamente com o público sobre o backstage das publicidades, se dedicando para produzir conteúdos mais criativos e eficazes. Compartilhe com eles os objetivos da ação e dê espaço para que colaborem com o escopo de entregas e com o briefing, afinal, ninguém melhor do que eles para conhecer seu próprio público.
- Sinalização – Não incentive a publicidade escondida. Peça que adicionem a informação de parceria paga nos conteúdos gerados. É de extrema importância se certificar de que você está contratando pessoas que sinalizam patrocínios e agem com transparência com o seu público.
- Tenha tudo em contrato – Por fim, mas não menos importante, deixe tudo o que foi acordado em contrato. Isso traz segurança tanto para a empresa, quanto para o influenciador.
(*) – É executiva de contas da Agência Ecco (https://agenciaecco.com.br/).
Mais do que contratar influenciadores, é necessário buscar pessoas que trabalham com ética e com informações verdadeiras, ou seja, para ajudar de fato. O que não faltam são blogueirinhas querendo seu dinheiro dizendo que vão te ajudar.