Empresa prepara conteúdo especial para ajudar varejistas que atuam no ambiente físico e digital a alcançarem melhor desempenho
A Black Friday é uma das datas mais esperadas do comércio, trazendo promoções, lançamentos e outras estratégias para aumentar as vendas que vão muito além da última sexta-feira de novembro. E, para alcançar bons resultados, é importante que exista um plano de ação bem estruturado, que contemple ações para o ambiente físico e online, além de proporcionar a melhor experiência para o consumidor.
Em 2023, será a primeira vez que o varejo se reencontra com uma das datas mais lucrativas e movimentadas do varejo sem a intervenção de acontecimentos especiais como a pandemia e a Copa. No ano passado, mesmo em um cenário de recuperação financeira e em meio aos jogos do campeonato de seleções, o varejo registrou um crescimento de 5,5% no canal físico e 16,3% no e-commerce entre os dias 25 a 28 de novembro de 2022, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
O mesmo levantamento mostrou que os setores que registraram maior crescimento em 2022 foram Turismo & Transporte (+21,4%), Drogarias e Farmácias (+19,8%), Cosméticos & Higiene Pessoal (+17,7%), Supermercados e Hipermercados (+13,7%) e Alimentação – Bares & Restaurantes (+11,7%).
Segundo Paulo Naliato, Vice-Presidente Comercial de Varejo da Cielo, usufruir da multicanalidade é uma das chaves para aproveitar a data ao máximo. “As pessoas têm uma jornada de consumo cada vez mais segmentada. Elas pesquisam em diversos sites antes de tomar uma decisão e finalizar a compra. A Black Friday é uma porta aberta para explorar a presença nos ambientes físico e digital, através da oferta diversificada de produtos, promoções, meios de pagamento e canais de vendas”, conclui o executivo.
Para que lojistas se preparem para enfrentar a alta demanda da data, a Cielo preparou um guia especial (https://blog.cielo.com.br/black-friday/guia-completo-black-friday/) e um episódio de videocast “Da Conversa à Ação”, disponível no YouTube e Spotify da marca, com os principais pontos que devem ser abordados no planejamento de vendas:
- Crie programas específicos para a fidelização do cliente
A Black Friday também pode ser uma oportunidade de criar um relacionamento de longo prazo com os clientes. Segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), 65% dos entrevistados priorizam estabelecimentos que oferecem programas de fidelidade. Crie ações especiais que incentivam eles a terem uma nova experiência com a marca como descontos progressivos ou em compras futuras, brindes e vantagens para membros de grupos. - Ofereça um atendimento personalizado
Ainda no tema de retenção de clientes, um bom atendimento promove uma experiência memorável, que faz o cliente criar confiança na marca. A experiência vai além da venda e, por isso, a excelência no atendimento ao cliente precisa se manter em toda a jornada, incluindo a fase pré-venda (em que ocorre a busca de informações sobre o produto ou serviço) e também a pós-venda (com o acompanhamento de situações de troca ou devolução, por exemplo). Além disso, contar com a avaliação dos consumidores sobre a qualidade do serviço também é uma ótima forma de aumentar sua relevância. Por isso, é importante incentivá-los a deixarem comentários e recomendações. - Mantenha o cliente informado sobre o seu produto
De acordo com um levantamento feito pela MindMiners, 28% das pessoas gostam de acompanhar promoções nas redes sociais e 24% por alertas de e-mail. Explore opções como essas para manter os clientes informados, além das listas de transmissão no Whatsapp e o uso do e-mail marketing para divulgações segmentadas. As redes sociais também são ótimas aliadas para interagir com o público e despertar nas pessoas a vontade de tirar uma foto bacana do seu produto e postar, o que aumenta a visibilidade da marca. - Use dados a seu favor
Cada vez mais empresas estão buscando entender mais profundamente o comportamento dos seus clientes e também do próprio negócio. Usar os dados a favor do seu negócio ajuda a gerar boas ideias sobre tendências de consumo, a conhecer a jornada do cliente, o perfil de renda de quem compra no estabelecimento ou estabelecer metas realistas, a partir da avaliação do segmento e da performance em relação à concorrência.