Em um contexto em que o endividamento das famílias brasileiras atingiu quase 79% dos lares em abril, segundo dados da pesquisa apurada pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio, a necessidade de uma abordagem centrada no cliente torna-se ainda mais necessária e as empresas têm buscado estratégias diferenciadas para lidar com seus clientes durante as negociações de dívidas.
Maurício Faria, comercial do Grupo KSL, uma empresa em cobrança amigável e cobrança jurídica, que atua também em serviços de Contact Center e relacionamento, relata a importância de uma abordagem personalizada. “A experiência do cliente durante uma negociação de dívidas tem um impacto direto no resultado final”.
Segundo o especialista, é importante levar em conta alguns aspectos. Ao proporcionar segurança nas informações e responder às dúvidas do cliente, ele tende a se comprometer com o pagamento. É essencial manter a transparência nas informações, estabelecer prazos e valores que assegurem o cumprimento do acordo estabelecido.
Para Faria, a chave para garantir uma boa experiência ao cliente são a qualidade do atendimento, a prática da escuta ativa e a comunicação clara. Esses fatores auxiliam o atendente a entender as razões da dívida, criando empatia e compreensão das necessidades do cliente, o que facilita uma negociação mais eficaz.
No que diz respeito aos insatisfeitos, Faria ressalta que o primeiro passo é entender a dor do cliente. “A transparência e a comunicação clara desempenham um papel fundamental. Quando repassamos todas as situações que podem advir daquela dívida, trazemos luz para a necessidade da negociação”, explica.
Resumidamente, de acordo com Maurício Faria, a experiência do consumidor se destaca como um fator competitivo crucial durante as negociações de dívidas. Isso não só possibilita resolver efetivamente os débitos, como também estabelecer conexões sólidas e duradouras fundamentadas na confiança e na transparência recíproca. – Fonte: (https://www3.grupoksl.com.br).