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Dicas para evitar fraudes na Black Friday

em Negócios
sexta-feira, 08 de novembro de 2024

O período mais esperado por varejistas e consumidores está cada vez mais próximo e, assim como todos os anos, além das promoções e descontos imperdíveis, a Black Friday já prevê um alto índice de golpes e fraudes, principalmente no e-commerce.

Segundo o “Mapa da Fraude – Black Friday 2023”, realizado pela ClearSale, houveram mais de R$ 10 milhões de tentativas de vendas fraudulentas ou, no mínimo, 400 ações criminosas por hora, entre os dias 23 e 26 de novembro do ano passado. Pensando nisso, Alexandre Assis, CTO da Social Digital Commerce, players do mercado de Full Digital Commerce do Brasil, listou abaixo como evitar golpes e realizar compras seguras neste período. Confira:

  1. – Use a autenticação em duas etapas – Tida como uma medida eficaz para impedir acessos não autorizados, a funcionalidade adiciona uma camada extra de segurança, capaz de proteger as contas online.
    Atualmente, inúmeros golpistas utilizam das fragilidades do e-mail, ao passo que ele permite a recuperação de senhas de outras contas, incluindo as do e-commerce.

Porém, com a autenticação, ele precisará de outras informações para invadi-las. É possível ter uma chave de segurança física ou usar um aplicativo de celular para gerar códigos de verificação e recebê-los via mensagem de texto ou voz, por exemplo. Isto minimiza a invasão por hackers e, consequentemente, significativamente o número de fraudes na Black Friday.

  1. – Evite links falsos – Digite o endereço do site diretamente na barra do navegador, a fim de evitar links falsos que, no geral, roubam os dados pessoais e financeiros dos consumidores. Frequentemente utilizado pelos golpistas, a prática consiste no envio de acessos fraudulentos e maliciosos via e-mail, SMS ou redes sociais com promoções imperdíveis e que estimulam compras por impulso.

Os sites seguros começam sempre com “https://” e, sobretudo, exibem um cadeado ao lado do URL. Orientamos que o usuário utilize ferramentas de verificação de links e evite computadores públicos ou de terceiros, além de não incluir informações particulares e bancárias em cadastros promocionais.

  1. – Desconfie de ofertas irresistíveis – As ofertas com preços muito abaixo do praticado no mercado indicam golpe. Por isso, pesquise o preço do item em outros marketplaces e compare as ofertas disponíveis. Grande parte dos golpistas aproveitam a empolgação e o despreparo do consumidor para aplicar fraudes, enquanto coletam informações do usuário e efetuam a venda, porém não efetivam a entrega do produto.
  2. – Atenção aos golpes com cartão – No caso de compras online, os cartões virtuais são um excelente aliado, ao passo que possuem dados protegidos e acessados exclusivamente por meio do aplicativo bancário. Estes são gerados com números temporários, dinâmicos e distintos do cartão físico, reduzindo assim o risco de fraudes. Utilize-os nas transações via e-commerce. Isto possibilitará ao banco um bloqueio emergencial e imediato do cartão, caso haja atividades suspeitas ou compras não reconhecidas.

Não se esqueça de que há também as fraudes com cartão em lojas físicas. Conhecidamente como o golpe da maquininha, a prática consiste na adulteração de equipamentos para roubar dados pessoais ou na cobrança de valores incorretos. Atente-se ao golpe da troca de cartões e sempre acompanhe o processo de pagamento de perto antes de digitar a senha.

  1. – Tenha cautela ao utilizar Pix e boletos – Frequentemente, os e-commerces concedem mais descontos para pagamentos via Pix. Neste sentido, é fundamental ter atenção ao QR Code ou ao “copia e cola” fornecido pela loja. Ademais, verifique o nome do destinatário, conferindo assim se a marca escolhida é quem realmente receberá o valor da transação.

Em paralelo, se possível, evite o pagamento por boleto em lojas desconhecidas, uma vez que essa opção é mais desafiadora para rastrear e recuperar o dinheiro em situações de fraude. Inclusive, algumas empresas contam com o validador de boletos, o que permite confirmar a autenticidade do documento. – Fonte e outras informações: (https://www.instagram.com/socialdigitalcommerce/).