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Dia dos Pais: especialistas ensinam como vender mais

em Negócios
segunda-feira, 05 de agosto de 2024

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Com as vendas do varejo retomando o ritmo, há uma expectativa positiva para o Dia dos Pais, uma das principais datas comemorativas do segundo semestre. Dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio) projetam que somente as marcas de vestuário devem alcançar receita de mais de R$ 3 bilhões com o Dia dos Pais neste ano, seguidas pelo ramo de perfumaria e cosméticos, com expectativa de R$ 1,5 bilhão.

No geral, o órgão prevê alta de 4,7% nas vendas atreladas à data em 2024, com movimentação de R$ 7,7 bilhões. Com um cenário positivo, o que as empresas podem fazer de diferente para aumentarem as vendas? Conversamos com X especialistas para entender no que vale a pena investir para um bom fluxo de caixa nos dias que antecedem a data. Confira:

. IA para a análise de dados e estratégias de vendas nos marketplaces – Para garantir a lucratividade do período, os vendedores de e-commerce e marketplaces devem reconhecer as necessidades dos compradores, compreender os diferenciais dos concorrentes e definir o estoque de acordo com as tendências do período, aliados à análises de inteligência artificial que entendem as necessidades do mercado.

“Ampliar as vendas e aproveitar as datas relevantes do varejo para garantir a lucratividade se torna possível quando estratégias estão bem estabelecidas e amparadas por informações de comportamento do consumidor.

Identificar os hábitos de demanda, conhecendo as palavras-chave, tipos de buscas que as pessoas fazem na esfera online e comparar com a performance das ofertas disponíveis correspondentes, por big data e IA, colabora para que o seller escolha os produtos corretos e defina uma reserva eficiente para atender os clientes”, assegura Juliana Vital, Chief Revenue Officer da Nubimetrics.

. Diversificar as opções de pagamento em canais digitais – Para impulsionar as vendas, é necessário mais do que bons produtos a preços competitivos: é preciso reforçar a presença nos canais digitais. Inclusive, hoje em dia, não é necessário ter uma loja virtual para aproveitar esse potencial. Soluções como links de pagamento permitem vendas através de redes sociais, WhatsApp ou e-mail.

O link funciona como um endereço de site e, ao ser clicado, direciona os clientes para uma tela de pagamento onde podem finalizar suas compras. “É possível vender parcelado com o link de pagamento, mesmo sem maquininha. Além disso, o link de compra pode ser divulgado nas redes sociais do negócio, oferecendo pagamento integrado e seguro, especialmente útil para datas como o Dia dos Pais”, explica Carlos Alves, Vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

. Experiência do cliente personalizada – Para a conversão de vendas, é importante que faça com que seus clientes se sintam especiais, oferecendo uma experiência personalizada. Recomende produtos com base em compras anteriores, envie sugestões de presentes e ofereça embalagens especiais.

Para Lucas Castellani, fundador e CEO da Cartpanda, plataforma completa de e-commerce, a jornada do consumidor é um ponto alto de valor nas vendas e deve ser o centro das estratégias. “Quando colocamos a experiência do consumidor em primeiro lugar, estamos construindo um relacionamento duradouro e significativo que tornará a empresa reconhecida e capaz de transformar clientes em verdadeiros defensores da marca. Pequenos gestos podem fazer toda a diferença na jornada de compra”, afirma o CEO.