Os ativos digitais estão conquistando cada vez mais espaço na carteira dos investidores. Estudo encomendado pela Sherlock Communications, intitulado “Relatório Blockchain — Latam 2022”, revela que somente no Brasil mais de 25% das pessoas entrevistadas afirmaram que esperam adquirir criptomoedas nos próximos 12 meses. No entanto, apesar de muito acessível e presente no dia a dia, alguns mitos ainda confundem eventuais investidores.
Para Gustavo Frachia, sócio da Fidelis Fintech, plataforma que reúne soluções financeiras em Banco Digital e Crypto Exchange com Programa de Recompensas, os ativos digitais já estão presentes no dia a dia dos brasileiros há muito tempo. No entanto, soluções integradas oferecidas pelo varejo, por exemplo, estão tornando esse universo ainda mais acessível.
O especialista elenca quatro mitos ainda difundidos que rondam o setor:
• Só consigo comprar criptomoedas em dinheiro? – MITO. Apesar de muito comum, há no mercado criptomoedas que são integradas a diferentes sistemas. Por vezes, ao adquirir produtos ou serviços em algumas redes, o consumidor consegue acumular pontos de fidelidade e adquirir ativos digitais por meio das suas recompensas nesses sistemas.
• Todos os players que trabalham neste setor são anônimos e isso traz insegurança? -MITO. Há muito tempo há opções no mercado que não são anônimas e, inclusive, são renomadas. Grandes marcas financeiras já operam nessa área, mas sempre é vital realizar uma ampla pesquisa antes de qualquer investimento.
• Os ativos digitais sempre se valorizam? – MITO. Cada ativo possui suas particularidades. É preciso avaliar caso a caso, assim como no mercado de ações. É vital escolher ativos de confiança, que não se escondam atrás do anonimato, e que contemplem diferentes benefícios, interligados com programas de fidelidade, banco digital e Exchange. Ter a real dimensão de como aquele ativo pode navegar no longo prazo é fundamental.
• Só consigo gastar as criptomoedas adquirindo outras criptomoedas? – MITO. Embora amplamente difundido, ainda é importante ressaltar que muitos estabelecimentos já aceitam as criptomoedas. O universo dos varejistas e comerciantes está cada vez mais se integrando a esses sistemas a fim de atrair e reter clientes. – Fonte e mais informações: (https://fidelisfintech.com/).