Seguindo a tendência dos brasileiros de fazer mais compras durante o fim do ano, tudo indica que em 2023 os resultados serão positivos, já que todos parecem ainda mais dispostos a gastar neste período. Ao menos é o que aponta a pesquisa inédita realizada pela Blackhawk Network Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente no país, que entrevistou mil consumidores brasileiros, maiores de 18 anos.
Os resultados apontam que os compradores irão gastar mais neste ano, mas em menos lojas e principalmente por canais digitais. A expectativa é que haja um gasto médio de
R$ 1.459,00, um aumento de 31% em relação ao ano passado. Tudo indica também que os brasileiros gastarão uma parte maior de seu orçamento de Natal com gift cards: mais da metade desse valor (51%) será gasto com cartões-presente – um aumento de 7 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Além disso, grande parte desse aumento está sendo impulsionado pela Gen Z e os Millenials.
“As pessoas estão mais confiantes e planejando suas compras, por isso boas ofertas são motivadores ainda maiores em meio a esse cenário”, afirma Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil. Por conta disso, segundo a especialista, a estratégia dos varejistas deve ser focada em oferecer promoções e benefícios que realmente tragam valor para os consumidores, atraindo assim as pessoas que estão começando a ficar mais otimistas em relação à sua condição financeira.
“Inclusive, esse tipo de ação pode ser feita com o uso de gift cards, uma solução que possibilita um aumento significativo da receita das marcas, ao mesmo tempo em que contribui com o processo de fidelização dos clientes, melhorando as conexões e gerando dados de marketing valiosos”, complementa Fernanda.
. Gen Z – a geração de consumidores – A primeira geração nativa digital, a Gen Z, está entrando totalmente no mercado de trabalho e começando a gastar mais com presentes de fim de ano. Mesmo que a parcela mais representativa ainda sejam os Millenials, a Geração Z ocupa cada dia mais espaço, já empatando com a Geração X e a frente dos boomers.
Quanto a isso, a pesquisa apontou ainda que dois terços dos compradores da Geração Z no Brasil começam a fazer suas compras de fim de ano com base na busca por ofertas e promoções especiais. Em relação aos gift cards, os dados apontam que esse grupo destinará quase 60% de seus gastos com esse formato — principalmente os digitais, modalidade que cai cada vez mais no gosto dos brasileiros de modo geral.
Um ponto que vem se destacando cada vez mais na hora de presentear com cartões-presente é a flexibilidade. Quando os consumidores brasileiros recebem um gift card, eles querem que seja para algo que realmente vão usar, por isso os cartões-presente multimarcas vem ganhando espaço mês a mês. Segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados demonstraram maior interesse por esse formato de gift card, enquanto apenas 28% optaram pelo cartão-presente de uma marca específica.
Até o momento, o formato de gift card conta com quatro categorias: “O Melhor Presente Para Gamers”, feito especialmente para os que amam games; o “Jogar Junto”, criado para os apaixonados por esportes; “Bem-Estar”, contando com marcas que proporcionam bem-estar e saúde mental e emocional; e por fim, lançado recentemente, o “Fazer a Festa”, desenhado especialmente para o aniversário das crianças; sem falar das categorias sazonais, que ficam no ar apenas durante as datas especiais (https://blackhawknetwork.com/br-pt).