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Como otimizar a cadeia logística para épocas de pico?

em Negócios
quinta-feira, 17 de março de 2022

Em fevereiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) alcançou a marca de 77,9 pontos, a maior desde agosto de 2021, despertando a expectativa de que nos próximos meses a população esteja inclinada a consumir mais. Neste sentido, Stefan Rehm, CEO do Grupo Intelipost, alerta que a implantação de estratégias específicas para a cadeia logística das empresas é crucial para que tudo ocorra bem nesta época.

“Datas comerciais trazem desafios que afetam o mercado logístico de várias formas, pois as empresas de transportes operam verdadeiros milagres para entregar o dobro do volume, com muito menos que o dobro de recursos, por isso, é necessário um bom planejamento que assegure que as encomendas cheguem ao destino da melhor forma possível”, esclarece.

Segundo o CEO, o primeiro passo para otimizar a cadeia logística é investir em ferramentas tecnológicas, que podem proporcionar maior produtividade e redução de custos. “Soluções voltadas para a gestão das entregas incluem funcionalidades como cálculo de frete automatizado, roteirização inteligente e gestão de pedidos, que viabilizam a diminuição do tempo dos processos”, explica Rehm.

Outro aspecto importante para uma estratégia eficiente de otimização é a logística reversa, que precisa estar bem estruturada e apoiada em sistemas de gerenciamento focados em promover a melhor experiência e com o objetivo de reverter a insatisfação gerada por uma devolução ou troca de produto.

Vale lembrar que a troca ou a devolução de um produto gera um certo desgaste para o consumidor, deste modo é fundamental estabelecer uma comunicação adequada e ágil no decorrer do processo da logística reversa de forma a preservar a satisfação do cliente. O especialista também ressalta que é necessário uma atenção especial ao cálculo de frete, já que a oferta do mesmo costuma ser uma das peças-chave para se destacar no mercado.

“Quanto mais o frete chamar a atenção do cliente, mais instigado ele ficará a realizar uma compra na sua loja. Ao ter essa boa experiência, a fidelização e recorrência desse cliente é mais garantida, gerando maior número de pedidos enviados às transportadoras. Assim, é crucial entender as necessidades da operação para dispor de uma oferta de fretes e prazos de entregas mais competitivos”, explica Rehm.

Por último, o especialista evidencia que os fatores relacionados à otimização de processos e aumento da produtividade não estão restritos a estratégias sazonais. “Uma empresa que dispõe de uma cadeia logística constantemente eficiente e estruturada está melhor preparada para desafios e provavelmente obterá melhores resultados em qualquer período do ano e não apenas em épocas de pico de demanda”, finaliza. – Fonte e mais informações: (www.intelipost.com.br).