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Como a régua de relacionamento pode salvar o engajamento com o cliente

em Negócios
terça-feira, 21 de novembro de 2023

Empresas conseguem superar o desafio de manter consumidores antigos e atrair novos por meio da estratégia de marketing que impulsiona o relacionamento com o público

Manter clientes engajados e atrair novos públicos é um dos principais desafios que as empresas de venda sempre enfrentaram. Entre as diversas formas para pavimentar uma boa relação no ambiente digital, utilizar a régua de relacionamento é uma solução que pode trazer benefícios para ambas as partes. Antes mais conhecida por ser usada em e-mails, hoje essa estratégia está presente em mensagens de WhatsApp, notificações push e canais interligados, segundo especialistas da Infobip, plataforma de comunicação global em nuvem.

Ao proporcionar um contato mais próximo e natural com o público, a régua de relacionamento é uma estratégia de marketing potente que tem como objetivo manter os clientes fiéis à marca e fazer com que o engajamento deles continue com o passar do tempo. “Este tipo de recurso ajuda na criação de uma comunicação automatizada e específica em qualquer ponto da jornada de compra de um cliente por meio de mensagens desenhadas”, explica Giovanna Dominiquini, Líder Regional de Crescimento da Infobip.

De acordo com uma pesquisa feita pela Opinion Box sobre tendências no varejo para 2024, 77% dos entrevistados escolheram comprar em lojas online nos últimos 12 meses. A alta procura pelo ambiente digital mostra que as empresas precisam estar preparadas para se relacionarem com seus clientes no meio online. “Entre os diversos benefícios das réguas de relacionamento estão a aceleração de taxas de conversão, fortalecimento e fidelização de clientes, além de insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores”, detalha Giovanna.

Personalização é a chave para uma boa relação com cliente
Apesar do foco na comunicação com os consumidores, a régua de relacionamento também é eficaz para acompanhar interações ao longo do tempo e obter informações sobre preferências. A partir destes dados é possível aprimorar produtos, desenvolver estratégias de marketing, personalizar ofertas e principalmente melhorar a experiência do cliente.

Ainda segundo a mesma pesquisa, 72% dos entrevistados esperam que as empresas consigam identificá-los como indivíduos únicos e conheçam seus interesses. Se bem planejada, a régua de relacionamento auxilia na segmentação de clientes, baseada em comportamentos e características. Ao identificar as preferências de cada segmento, as empresas conseguem personalizar interações tornando a comunicação mais relevante. “Desta forma, cria-se uma conexão melhor com o cliente — o que aumenta a eficácia das ações de relacionamento”, comenta Giovanna.

Com objetivo definido e os clientes segmentados, basta definir os principais canais de comunicação e analisar os pontos de contato que serão usados dentro da jornada do cliente para a construção de uma boa régua. As empresas podem usar recursos para melhorar a estratégia, como ferramentas tecnológicas para automatizar as interações, garantindo o envio no momento e no canal mais apropriado.

Para trazer bons resultados, a utilização da régua de relacionamento deve ser um processo contínuo. O bom relacionamento com o cliente vem de diversos aspectos, desde o acompanhamento constante, até oferecimento de suporte e atendimento personalizado. “É necessário que as empresas sempre estejam atualizadas e mantenham seus consumidores informados sobre serviços, produtos e novidades relevantes. O contato não ocorre só na fase de venda e conversão. A marca deve estar presente em vários momentos para um bom relacionamento”, finaliza Giovanna.