233 views 3 mins

Como a gestão orçamentária pode ajudar a manter o negócio saudável

em Negócios
terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Ao construir uma empresa, todo empreendedor sabe – ou deveria saber – da importância de se ter uma boa gestão orçamentária do negócio. Neste sentido, as lideranças financeiras nas empresas precisam buscar formas de contar com um orçamento que seja capaz de trazer benefícios a médio e longo prazo, viabilizando o crescimento constante da companhia.

As constantes crises geradas pelas incertezas de mercado tornam a realização de previsões orçamentárias eficientes algo ainda mais imprescindível. Dessa forma, será possível para as empresas manterem a saúde financeira intacta. Um dado que corrobora com essa visão é que, segundo o Monitor RGF de Recuperação Judicial desenvolvido pela consultoria RGF & Associados, a cada mil empresas em atividade no Brasil, duas encerraram o primeiro semestre de 2023 em recuperação judicial.

“Aqueles que apostam em uma boa gestão orçamentária têm a capacidade de organizar o seu orçamento como um todo e ter uma visão mais estratégica em relação às oportunidades de investimentos e receitas, além de ter uma análise completa sobre o andamento geral da empresa”, comenta Thiago Campaz, CEO e cofundador do VExpenses, empresa especializada em soluções para a gestão de despesas corporativas e reembolsos.

Como forma de ajudar empreendedores a entenderem melhor o assunto, o executivo listou mais três benefícios de se contar com uma boa gestão orçamentária. Confira:

  1. – Melhor acompanhamento financeiro – Quando a empresa conta com um orçamento bem elaborado, ela consegue ter uma visão mais ampla sobre todas as suas receitas e se preparar para despesas futuras. Dessa forma, é possível se planejar nos momentos de crises e evitar surpresas desagradáveis.
  2. – Ter uma reserva de emergência – Conforme apontado no tópico anterior, um orçamento bem elaborado permite que a empresa consiga encarar certos imprevistos de forma bem mais preparada. Com essa reserva, companhias conseguirão passar por turbulências sem precisar tomar medidas drásticas.
  3. – Planejamento a longo prazo: Como pode-se imaginar, a gestão orçamentária não se limita às atividades de curto prazo. Ela é uma peça fundamental para empresas se planejarem para investimentos futuros e, claro, seu contínuo crescimento. – Fonte e mais informaçoes: (https://vexpenses.com.br/).