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Cancelamento de viagem por operador pode ser resolvido com seguro

em Negócios
quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Risco passou a ser mais temido depois dos recentes casos relacionados com a Hurb e 123milhas, que cancelaram pacotes de viagem comprados de forma antecipada.

Os consumidores que estão assustados com o risco de terem sua viagem cancelada pela operadora podem se prevenir deste prejuízo verificando se a empresa (ou a agência) oferece o seguro de responsabilidade civil profissional, customizado para a área de turismo. “Este seguro indeniza o passageiro caso haja qualquer falha na prestação do serviço de uma das diferentes empresas que compõem o pacote, considerando agência, operadora, hotel, meio de transporte e outros”, diz Mário Gasparini, diretor da corretora de seguros Ifaseg, que atua de forma especializada no setor de turismo.

A atual apreensão do consumidor pelo risco de cancelamento decorre do fato de que nos últimos 3 meses a Hurb e 123milhas – duas das maiores plataformas de venda online de viagens do país – anunciaram o cancelamento de pacotes comprados de forma antecipada. Tal como amplamente noticiado na mídia, o episódio gerou protestos de milhares de clientes e acabou preocupando as pessoas que estão planejando suas viagens para a próxima temporada de férias.

O seguro de responsabilidade civil profissional pode ser contratado tanto pela operadora quanto pela agência de viagens. De acordo com Gasparini, o cancelamento da viagem por decisão do ofertante é um dos principais riscos cobertos pela apólice de seguro, uma vez que pode impor ao consumidor não apenas perdas financeiras, mas também outros aborrecimentos como a suspensão de compromissos assumidos de antemão no destino, eventos familiares e outros. Sobre os demais riscos cobertos ele cita má acomodação no hotel, extravio de mala, passeio em desacordo com o previsto, ausência de transfer, atrasos etc.

Solução para o consumidor e oportunidade para o agente de viagens

De acordo com o diretor da Ifaseg, o seguro funciona como uma espécie de selo de qualidade dos serviços do agente de viagens. “Esta proteção tranquiliza o consumidor e funciona como um importante diferencial de mercado”, assegura. Ele estima que, no Brasil, aproximadamente 600 empresas já contam com esta modalidade de seguro, entre operadoras e agência de viagem.

O seguro de responsabilidade civil para a área de turismo foi lançado no mercado brasileiro pela Ifaseg em 2009, – iniciativa que rendeu para a empresa o seu primeiro Prêmio de Inovação em Seguros Antonio Carlos de Almeida Braga, concedido pela CNseg – confederação que reúne as seguradoras de todo o Brasil. De lá para cá, a Ifaseg vem atuando de forma especializada no segmento, administrando os riscos de diversas operadoras e agências de turismo.