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Black Friday: lojistas devem aproveitar o período para fidelizar consumidores

em Negócios
terça-feira, 20 de outubro de 2020

A Black Friday sempre foi uma das datas-chave para o e-commerce. Neste ano, por conta da pandemia, o comércio eletrônico deu um salto sem precedentes: o Brasil registrou um aumento mensal médio de 400% no número de lojas on-line abertas durante o isolamento, saltando de 10 para 50 mil.

Com números tão expressivos, a Braspag, empresa pioneira em meios de pagamento para e-commerce, convocou o especialista em planejamento comercial Renan Assunção para listar as cinco principais preocupações e pontos de atenção que os varejistas devem ter em um período tão crítico. “O lojista precisa, acima de tudo, proporcionar uma boa experiência de compra ao usuário. Em suma, é o momento para se pensar em ações assertivas, criar oportunidades e resolver lacunas para 2021”, diz Renan ao indicar:

  1. – Selecione seu ‘produto-foco’ – Muitas lojas online têm uma quantidade imensa de SKUs, mas isso não basta: é necessário separar os produtos que são as “portas de entrada” para o consumidor. “Faça um top 5 para chamar a atenção e envolver o cliente. Invista no marketing desses produtos, concentre-se em construir conteúdo, baixe os preços e pesquise o histórico dos compradores”, explica Assunção. “Uma outra medida é analisar quais produtos estão “encalhados” e movê-los para o marketplace, diminuindo assim os custos de armazenamento e manutenção.
  2. – Branding é fundamental – A Black Friday demanda investimentos em comunicação. Ponto. “Os varejistas devem procurar sempre gerar conteúdo e mídia para tornar seus produtos conhecidos e, principalmente, lembrados pelo consumidor, para que eles possam aproveitar a promoção quando o dia 27 de novembro chegar”.
  3. – Experiência do Cliente – Quer ganhar um cliente fiel? Supere as expectativas dele ao invés de se contentar apenas em atendê-lo. “Certifique-se de ter sempre o produto oferecido em estoque, cheque a rede de logística e cumpra sempre o que promete. Não é o momento para poupar gastos. Se o varejista fez uma boa identificação da base, o retorno é certo. Por outro lado, se sentir que a loja não atenderá todos os requisitos, o melhor é não participar desta Black Friday e usar o aprendizado para 2021”, aconselha Renan.
  4. – Meios de pagamento – Devido a todos os acontecimentos deste ano, os meios de pagamento on-line já foram muito “testados” por conta do boom nas vendas, sobretudo no Dia das Mães. Porém, o momento não é de baixar a guarda. “O relacionamento com o gateway deve ser muito estreitado pelos lojistas. Tenha sempre um backup. E garanta que os pagamentos sejam transparentes”, diz Renan. “Os boletos exigem atenção especial neste período, já que ‘seguram’ vendas que podem não ser convertidas, por isso deve-se dar preferência aos cartões de crédito, carteiras digitais e vendas via token”.
  5. – Medidas antifraude – Um grande volume de pessoas traz, necessariamente, grande potencial de fraudes. “Tenha atenção e garanta que seus sistemas antifraude segurem o tranco. Além disso, deve-se sempre verificar se a marca não está sendo fraudada de outras maneiras, como sites e mídias sociais falsos, que enganam os compradores se utilizando de sua marca”, alerta Assunção.

Fonte e mais informações: (http://www.braspag.com.br).