Roni Magalhães (*)
Não é novidade que o Brasil segue atrasado quando olhamos para o mercado de comércio online.
Com isso, a China se destaca como vitrine apresentando tendências que, pouco a pouco, conquistam todos os países. Com a pandemia e suas restrições, demos passos largos para crescer nessa área. Segundo uma pesquisa realizada pela All In/| Social Miner, Etus e Opinion Box, o consumo online, que já registrava crescimento significativo antes mesmo da pandemia, se tornou um hábito para 86% dos brasileiros.
O número acompanha uma presença cada vez maior destes consumidores em redes sociais, onde acabam buscando informações, produtos ou até mesmo serviços. A mesma pesquisa revela que 76% destes consumidores recorrem às redes sociais para pesquisar itens de desejo.
E é aqui que encontramos a próxima moda do e-commerce: a live commerce! Surgida na China, a estratégia de divulgação tem se tornado cada vez mais popular permitindo que marcas se aproximem de seus consumidores.
Quando se entra em uma loja física, o vendedor tem papel fundamental para fechar a venda e transformar aquela pessoa em um cliente fiel: dicas de cores de make que combinam com a sua pele, tamanhos de roupa, produtos ideal para o seu tipo de fio, como funciona um celular ou diferenças entre máquinas de café. Ele é o especialista que você consulta e confia. Então, como trazer essa experiência para o online?
Por meio da live commerce, é possível fazer unboxing de produtos, demonstrações, esclarecer dúvidas criando a interação clássica do mundo offline. Essa estratégia oferece melhor experiência ao cliente, fazendo com que se sinta próximo e possibilitando a compra sem sair da tela de sua rede social.
Além disso, por meio da live commerce é possível criar promoções exclusivas, utilizar gamificação e realizar parcerias com influenciadores digitais que tenham fit com sua marca, somando audiências e aumentando a taxa de engajamento. A iniciativa, com certeza, terá impacto positivo na ativação de clientes, aumentando o tráfego do seu site e convertendo vendas.
Com o conceito de metaverso se difundindo, o vídeo terá um papel ainda maior no dia a dia das pessoas. Com isso em mente, uma série de iniciativas podem ser viabilizadas em plataformas e aplicativos, servindo como uma vitrine virtual para a venda de seus produtos.
(*) – É CEO da Forever Liss, DNVB que oferece produtos profissionais para todos os tipos de cabelo (www.foreverliss.com.br).