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4 formas que a IA aprimora a experiência de compra via marketplaces

em Negócios
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

O uso da Inteligência Artificial (IA) tem se popularizado e vem aumentando entre empresas de diversas áreas. De acordo com uma pesquisa recente da Microsoft, 74% das corporações brasileiras já utilizam ferramentas de IA, mesmo que nem sempre isso seja notado pelo público final.

Com os marketplaces não é diferente. Segundo Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, a área está cada vez mais incorporando recursos de Inteligência Artificial que, entre outras funções, têm ajudado a aprimorar a experiência do usuário. ”A IA é utilizada, por exemplo, para personalizar recomendações de produtos, analisando o comportamento e as preferências dos consumidores para sugerir itens relevantes”, comenta o especialista.

1- Interação com o consumidor – A Inteligência Artificial facilita a interação, tornando o processo de compra muito mais fácil, rápido e assertivo. A tecnologia manda mensagens pelo Whatsapp para atrair a atenção do comprador. “Hoje os vendedores, através da IA, conseguem fazer recomendações com base no histórico de compra, de itens que podem interessar ao comprador”, comenta Garcia.

Além disso, a tecnologia da IA ajuda em respostas inteligentes em chats, agilizando o serviço do usuário de maneira sofisticada. “Através de chatbots, que são alimentados pela IA, os compradores conseguem receber respostas instantâneas”, explica.

2 – Descrição detalhada de produtos – Outro ponto positivo, que aprimora a experiência do usuário, é que cada vez mais os vendedores apostam nas imagens de boa qualidade, que além de incentivarem o comprador a efetuarem a aquisição, facilitam para que a pessoa entenda de fati como é o produto, e todas as suas especificações.

Garcia comenta que, na hora de descrever os produtos, a IA não elabora somente sugestão de texto como também cria e edita imagens. “Ou seja, não existe mais a necessidade de utilizar softwares de edição como o Photoshop. A IA pode auxiliar em cada passo”.

3 – Precificação mais assertiva – A IA também proporciona o uso de sistemas que identificam pontos-chave e otimizam processos. Um exemplo prático é a sugestão de preços automatizada, com base na concorrência, permitindo que varejistas ajustem seus valores com mais precisão e agilidade. Isso ajuda a ter uma faixa de valor médio para cada item, e é bom também para o consumidor, já que evita uma diferença muito grande entre a oferta de um vendedor e outro.

4 – Recomendação de compra – As novas tecnologias também podem ajudar a otimizar seu tempo. Garcia comenta que quando o cliente compra um mesmo produto várias vezes, a IA pode sugerir automaticamente produtos semelhantes ou complementares. “Às vezes a pessoa nem sabe que aquele produto existe e ele pode ser útil, melhorando a experiência”, destaca o especialista. – Fonte e outras informações: (https://petina.com.br/).