Cássio Krupinsk (*)
O mercado financeiro segue redefinindo a forma como lidamos com dinheiro, negócios e investimentos. Uma dessas inovações promissoras diz respeito à tokenização de cotas de consórcio contempladas. Na prática, isso significa que esses ativos podem ser representados e negociados digitalmente em uma plataforma baseada em blockchain.
O valor de uma carta contemplada pode ser negociado com uma empresa que irá comprá-la. Ter uma carta de crédito em mãos é uma forma de ter o seu bem de forma rápida, sem ter que aguardar ser sorteado, porém, podem ocorrer alguns imprevistos e você ter que vender seu consórcio por não conseguir paga-lo.
Os consórcios têm sido uma opção popular para aquisição de bens e serviços no Brasil há muitos anos. Isso porque oferecem uma alternativa viável ao financiamento tradicional, permitindo que as pessoas juntem seus recursos para adquirir bens de forma parcelada, sem a necessidade de pagar juros. A tokenização surge para elevar esse processo a um outro novo nível de eficiência e acessibilidade.
Rentabilidade mais alta
Para o comprador da cota contemplada, o rendimento está na diferença entre o valor original e o valor desagiado. Para os compradores dos tokens de consórcio, o ganho pode estar tanto no rendimento que ocorre durante o tempo de espera pelo pagamento da administradora. Na oportunidade de fracionar lances e revender com ágio no mercado ou até mesmo compra de cotas em grupos para tomar crédito mais barato. Em ambas as situações, a cota tokenizada de consórcio é um ótimo investimento, com desempenho superior a títulos de renda fixa tradicionais.
Acesso a um mercado global
A tokenização poderá permitir que cotas de consórcio sejam negociadas em uma escala global, o que pode também aumentar a demanda por esses ativos e elevar potencialmente seus valores.
O futuro da alta liquidez
Com cotas de consórcio tokenizadas, os consorciados podem vender suas cotas de forma mais rápida e eficiente, o que é especialmente útil em emergências financeiras, por exemplo.
Transparência e segurança
As transações em blockchain são registradas de forma imutável e transparente, o que reduz o risco de fraudes e aumenta a confiança dos investidores.
Redução de custos
A tokenização elimina intermediários em muitos processos e, consequentemente, custos e taxas para os consorciados.
Venda no mercado secundário
Os tokens de consórcio em breve estarão no mercado secundário. Com isso, poder comprar tokens e revender, apropriando-se de um valor intermediário entre o ganho futuro e a oportunidade é um resultado tangível.
Além disso tudo, a tokenização de cotas de consórcio não beneficia apenas os participantes desse mercado, como também o mercado financeiro em geral. À medida que a tecnologia blockchain segue evoluindo e se integrando mais profundamente a diversas frentes, a tokenização desses ativos representa um passo significativo na direção da descentralização de investimentos e inclusão financeira.
(*) CEO da BLOCKBR.