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Setor financeiro alimenta a grande demanda por profissionais da área

em Mercado
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Segundo o relatório ‘State of Mobile 2022’, o mercado brasileiro de aplicativos é um dos que mais cresce em todo mundo, impulsionado, principalmente, pelos downloads de apps financeiros. A migração do relacionamento entre clientes e setor bancário para o celular, aliás, é um exemplo bastante concreto do processo de transformação digital que atinge o segmento.

Nos últimos anos, o setor financeiro tem investido cada vez mais em tecnologias como Inteligência Artificial (IA), automação de processos, blockchain e Internet das Coisas (IoT). Isso faz parte da estratégia do setor para tornar os serviços bancários mais acessíveis, oferecendo aos clientes melhor acesso a contas de poupança, investimentos e empréstimos por meio de serviços digitais.
Gilberto Reis, diretor de operações da Runtalent, empresa especializada no mercado de TI, salienta que, além da transformação digital intensificada em todos os setores nos últimos anos, os desafios particulares do setor financeiro tornam a digitalização ainda mais imprescindível do que em outros mercados.
“Além do expressivo custo de abertura e manutenção das agências, as operações bancárias geram enormes quantidades de dados todos os dias. Para a realização das operações — como transações, auditorias, investimentos etc. –, os bancos processam volumes gigantescos de dados.
Fazer investimento constante na eficiência operacional gera aumento da produtividade, ganho de escala e minimiza erros e riscos, o que certamente gerará percepção de melhoria constante na experiência do cliente e consequente fidelização e retenção”, explica.
Por meio da tecnologia, as empresas financeiras são capazes de automatizar processos operacionais cruciais em larga escala e fornecer serviços mais eficientes aos seus clientes. À medida que o acesso à tecnologia se expande, aumenta também a necessidade de segurança dos dados, cujo objetivo é limitar a exposição organizacional e individual a possíveis roubos e fraudes.
Inovações em segurança de dados e avanços no desenvolvimento de aplicativos podem ajudar a proteger os serviços de pagamento sem contato e seus usuários contra hackers e cobranças fraudulentas. Para colocar tudo isso em prática, as empresas de serviços financeiros precisam, cada vez mais, de profissionais de TI qualificados em áreas como desenvolvimento mobile, computação em nuvem, inteligência artificial, aprendizado de máquina, programação de aplicativos e cibersegurança.
“O grande desafio para o setor financeiro, neste sentido, é encontrar os profissionais que atendam a essas especificidades, uma vez que o mercado continua formando menos mão de obra qualificada em relação ao crescimento da demanda”, comenta Gilberto Reis.
• Profissionais de TI mais demandados no setor financeiro:
1) Desenvolvedor de aplicativos/mobile – programador que atua no desenvolvimento de aplicativos ou sistemas, programando nativamente ou por meio de outras linguagens, para dispositivos móveis (celulares e tablets).
2) Desenvolvedor full stack – profissional de programação proficiente em codificação front-end e back-end.
3) Gerentes de projetos – profissional responsável por garantir que todos os projetos sejam implementados corretamente, no prazo, custo e na especificação planejada.
4) Scrum master – de maneira simplificada, o scrum master é o ponto de apoio principal da equipe ágil. Profissional que deve ter domínio da metodologia Scrum, seu papel é formar um time de desenvolvimento, funcional e produtivo, além de assegurar que o processo como um todo esteja sendo seguido.
5) Agilista – profissional responsável por implementar metodologias ágeis no cotidiano de uma empresa. O seu papel é estratégico no processo de digitalização de um negócio, já que oferece treinamento, ferramentas e mentoria. Além disso, o agilista dá suporte à equipe para que ela foque no que realmente é prioridade. Isso porque o mercado exige entregas cada vez mais ágeis, onde não há espaço para tempo na geração de valor.
6) Engenheiro de infraestrutura – usa sua experiência em ciência da computação para construir, manter e coordenar redes e sistemas digitais. Também ajuda os clientes a entender as oportunidades potenciais para melhorias de eficiência em seus parques, implantar , manter e monitorar ambientes operacionais, reduzindo riscos de indisponibilidade e demais vulnerabilidades.
7) Especialista em cibersegurança – responsável por implementar tecnologias para garantia da segurança dos dados da organização e de seus usuários|clientes. Cria e mantém estratégias de prevenção a fraudes e vulnerabilidade, projetando, comunicando e implementando as melhores práticas e processos tecnológicos em diversas plataformas tecnológicas e de negócios. – Fonte e outras informações, acesse: (https://runtalent.it/).