144 views 3 mins

Setor de transporte está atento às medidas de prevenção ao coronavírus

em Mercado
quarta-feira, 18 de março de 2020

Passageiros adotam medidas de prevenção ao surto. Foto: Flávio Botelho/CBN/Campinas

O setor transportador em todo país está atento e comprometido para evitar a propagação do novo coronavírus e elevar a segurança de trabalhadores e usuários dos serviços. Empresas de todos os modais têm adotado uma série de medidas. No transporte rodoviário de passageiros, as empresas reforçam a higienização dos veículos, redobram a atenção quanto à disponibilidade de água e sabão nos sanitários dos veículos que fazem viagens interestaduais e disponibilizam álcool em gel em locais de atendimento e durante o embarque, além de distribuírem panfletos informativos sobre o tema.

O mesmo tem sido realizado pelas operadoras metroferroviárias, que, além disso treinaram as equipes para o esclarecimento e o atendimento aos passageiros. No setor aéreo, as companhias adotam os procedimentos estabelecidos pela Anvisa e implementam políticas adicionais próprias para atender os passageiros e minimizar os danos decorrentes de adiamentos ou cancelamentos de viagens. As equipes, por sua vez, estão preparadas para implementar protocolos de ação diante de casos suspeitos. As companhias também estão flexibilizando as regras para a remarcação e cancelamento de viagens.

Lembramos ainda que a Confederação Nacional do Transporte também está atenta aos impactos econômicos que a pandemia já tem causado ao setor. O país vive um momento de crise e é fundamental destacar a importância da atividade transportadora, principalmente no segmento de cargas, para evitar o desabastecimento das cadeias de suprimentos. As empresas têm seguido as recomendações das autoridades de saúde para garantir que as entregas sejam realizadas com segurança e responsabilidade.

O Sest/Senat, também atento ao problema, tem seguido as recomendações das autoridades em todo o país para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus. Em razão disso, as unidades operacionais têm adotado providências para cumprir as determinações dos governos locais, além de realizar diversas ações para combater a disseminação do vírus e garantir o bem-estar físico dos seus clientes e colaboradores (AI/CNT).