
Estudo da SKIM aponta mudanças no comportamento dos consumidores frente à inflação
De acordo com a pesquisa mais recente da SKIM, empresa global de consultoria especialista em análises avançadas do comportamento do consumidor, preço e promoções se tornaram ainda mais decisivos para o consumo do latino-americano em 2024. Em números, 72% dos consumidores afirmam que o preço influenciou mais suas compras na comparação com 2023 e 66% dizem que as promoções passaram a ter peso maior na decisão de compra.
Essa maior sensibilidade, inclusive, acarreta mudanças no comportamento de compra. Tanto é que 48% dos latino-americanos estão comprando mais marcas conhecidas – uma diferença expressiva comparada ao nível global, em que apenas 36% dizem ter aumentado essa aquisição.
Além disso, 58% estão comparando mais preços entre lojas ou optando por redes mais baratas, evidenciando uma tendência crescente de “trade down” dos estabelecimentos – ou seja, migrar para opções mais acessíveis. Isso sem contar que 79% comparam preços entre marcas. No Brasil, esse índice chegou a 85%.
Em relação à lealdade, 58% dos consumidores demonstraram fidelidade à medida em que priorizaram continuar comprando de uma marca e, assim, buscaram melhores preços dentro da própria. Mas existem aqueles latino-americanos que já preferem as promoções – 36% dão preferência a marcas que oferecem promoções de forma frequente e 28% esperam por ofertas para fazer a aquisição.