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Os 3 pontos essenciais para as empresas não caírem no descrédito

em Mercado
terça-feira, 23 de junho de 2020

Vagner Almeida (*)

Quando falamos em consultoria para Negócios (Business) e Marca (Branding), não queremos convencer empresas a serem “boazinhas”, em sua abordagem de negócio, marketing e Branding. Queremos que você seja o valor onde seu público investe. A conexão com o culturalplace (nichos culturais de mercado) de sua empresa é o que dá sustentabilidade e crescimento nos negócios. O cliente pertence a vários nichos culturais e vai investir ou não no seu negócio, dependendo de seu comportamento está ou não alinhado com suas crenças.

Se não, você vai sofrer um “canceled” de mercado e automaticamente seu valor, ações (se tem) caem e você terá de se dividir entre ações de desculpas, reconquistar e tentar vender no meio de objeções criadas por seus atos. Lembre-se do detalhe “vários nichos culturais”, pois é assim que uma ação errada sua viraliza negativamente. Em mais um de tantos casos recentes envolvendo as Lojas Renner, a empresa se viu obrigada a investir pesado em mais um pedido de desculpas.

Porém, basta o consumidor pesquisar por “Renner discriminação racismo”, para ver um histórico que uma campanha não consegue apagar, afetando vendas e obrigando a retratação pública para não perder lucratividade. O pedido de desculpas nunca soará honesto, pois claramente é motivado pela perda de lucro recorrente da perda de reputação. É mais um prego na relação entre estes nichos culturais e a empresa. Para não cair neste erro, atente para 3 pontos essenciais:

  1. Negócios: para ter pertencimento ao culturalplace dentro e fora da empresa, tenha antes políticas adequadas a estes nichos. O que não pode é não se posicionar, pois a omissão também não é perdoada;
  2. Comunicação: se você não tem pertencimento para comunicar com propriedade sobre um assunto, deixe claro que você quer dar suporte e entender como ajudar para evitar ser visto como alguém que quer “se apropriar de uma causa”;
  3. Branding: elementos visuais são mais fortes ao cérebro que discursos. Os elementos visuais de sua identidade estão alinhados com seu culturalplace? A combinação de elementos e símbolos incorreta pode levar a correlações e interpretações erradas. Isso vale para escolha de materiais e ciclo de produção de produtos e embalagens.

Seja a virtude que seu culturalplace busca para investir. Esse é o maior diferencial no momento.

(*) É criador e embaixador da metodologia Vertuous de inovação de negócios, marcas e de produtos (www.vagneralmeida.com.br).