Com a implantação da segunda fase do Open Banking, os clientes de bancos e de outras instituições financeiras já têm em suas mãos a decisão de autorizar que duas empresas compartilhem alguns dados específicos entre elas. Mas, na prática, o que é preciso fazer para poder receber as ofertas com melhores preços e condições?
O diretor financeiro do Popibank, Marcelo Pereira, explica que a pessoa deve solicitar que os seus dados sejam compartilhados.
“Você irá até o canal digital do banco (site ou aplicativo) em que pretende abrir uma conta por exemplo e lá terá um espaço em que poderá autorizar que recebam o seu histórico bancário, de crédito, ou outras informações”, diz. “Após isso, você será transferido para o seu banco atual, de onde serão coletados os dados. Então, depois de fazer o acesso com seu login e senha, mais uma vez, terá que autorizar essa transferência”, completa.
Todo o processo deverá ser realizado de forma clara e objetiva para o cliente, especificando para que fim e por quanto tempo suas informações serão compartilhadas. Ele poderá ainda cancelar esse compartilhamento a qualquer momento, pelo mesmo meio em que autorizou.
Após saber do histórico bancário, de crédito e outras informações de uma pessoa, os bancos e instituições financeiras conseguem oferecer serviços com condições que atendam diretamente à necessidade dela. “Ao compartilhar os seus dados, as instituições já poderão saber se você é um bom pagador, por exemplo, desta forma poderão te oferecer uma opção de crédito melhor”, pontua o especialista.
Ao optar por compartilhar os seus dados, praticamente todos os serviços bancários e/ou financeiros poderão chegar de forma mais vantajosa. “Se ele estiver precisando de empréstimo com juros melhores, financiamento com boas condições e até ofertas de seguro ou aplicações mais vantajosos, poderá informar os seus dados para as instituições que quiser e então receber as propostas”, diz o especialista.
“Assim a pessoa poderá ter em mãos as opções de instituições diferentes e comparar qual mais atende à sua necessidade”, completa. Antes do Open Banking, os bancos e instituições não conseguiam oferecer serviços personalizados para novos clientes, pois não tinham informações suficientes sobre a vida financeira da pessoa. “O banco é que era dono dos seus dados e somente ele tinha o acesso. Agora os dados pertencem à própria pessoa e ela opta por compartilhar ou não com quem quiser e por quanto tempo for definido”, informa Pereira.
Este compartilhamento deve ter um prazo de validade definido e seguir a LGPD, dentre outras medidas de segurança. Quem descumprir regras ou vazar dados será punido, podendo pagar multas milionárias e até ter todo o banco de dados suspenso.
Marcelo vê com bons olhos a chegada dessa nova fase do sistema bancário no Brasil. “Vai estimular a concorrência entre os bancos tradicionais e os digitais, que terão que oferecer condições cada vez melhores para o cliente, caso queiram que ele opte por contratar os seus serviços”, avalia.
“Mas é necessário também que as instituições estejam em constante evolução. O sistema aberto deve estar sempre se atualizando para manter os dados protegidos, seguindo as regras do Banco Central”, conclui. – Fonte e outras informações: (www.popibank.com).