191 views 4 mins

Dicas para quem quer começar a investir e aumentar a renda

em Mercado
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

No atual cenário da economia mundial, conseguir aumentar o patrimônio por meio de investimentos inteligentes se tornou uma meta para muitas pessoas e compreender os passos inicias e os perigos existentes pode ser a diferença entre uma jornada de sucesso e possíveis armadilhas financeiras. Pensando nisso, o Nossbank separou algumas dicas e alertas cruciais para quem quer entrar no mundo dos investimentos, Confira:

  1. – Faça um planejamento financeiro – Anote gastos, orçamentos e prepare seu bolso para começar a investir. Não esqueça de priorizar gastos recorrentes como impostos, seguros e contas essenciais. Com o planejamento pronto, analise os gastos que não são necessários e as formas de economizar. Assim, você poderá guardar uma parte de seus ganhos para começar a investir.
  2. – Trace objetivos – Com o dinheiro poupado, tenha em mente o que você deseja conquistar com as aplicações. Dessa forma, você se mantém focado nos objetivos e tem mais chances de concretizá-los.
  3. – Conheça os principais investimentos para quem está começando – Para quem quer começar a investir existem algumas opções mais seguras como a Renda Fixa. Num contexto geral, é um investimento onde uma pessoa “empresta” dinheiro para uma entidade, como o governo ou uma empresa, em troca de uma taxa prefixada. Dessa forma, o investidor já tem conhecimento do rendimento no final do período investido e vê seu dinheiro crescer com segurança sem se preocupar com as variações no mercado financeiro.

As aplicações de renda fixa são: CDB (Certificado de Depósito Bancário); Tesouro Direto; LCI (Letra de Crédito Imobiliária); LCA (Letra de Crédito do Agronegócio); Debêntures; Fundos de Investimentos de Renda Fixa; LC (Letras de Câmbio); CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários); CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio).

  1. – Diversifique os investimentos – Quando você diversifica sua carteira de investimentos, abre diversos caminhos para uma boa rentabilidade e, caso alguma aplicação apresente problemas, o prejuízo será pequeno em relação aos ativos que estiverem com um bom desempenho.
  2. – Acompanhe o mercado – Mantenha-se informado sobre as tendências do mercado financeiro para traçar novas estratégias e objetivos conforme o fluxo econômico se altera. Estar atento ao mercado é uma ótima chance de aproveitar novas oportunidades com grande potencial de lucro.
  3. – Faça uma reserva de emergência – Investir é correr riscos que podem estar relacionados a possibilidade do investidor não receber ou não ter acesso ao dinheiro aplicado. Para estar preparado em caso de emergência, é essencial guardar uma parte de seus investimentos para esses momentos. Dessa forma, caso ocorra alguma perda ou desvalorização do dinheiro investido, você pode evitar um grande prejuízo.
  4. – Consulte um profissional – Se tiver dúvidas de como e onde começar a investir, a melhor opção é contar com o apoio de um consultor financeiro que vai lhe ajudar a alinhar seus objetivos com as estratégias de investimento apropriadas. Investir é uma boa maneira de aumentar a renda, porém, ainda é um processo arriscado. – Fonte e outras informações, acesse: (https://nossbank.com.br).