O número de consorciados bateu um novo recorde neste início de ano, ultrapassando os 10,4 milhões de usuários, de acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Nos últimos 10 anos, o volume de negócios cresceu mais de 43%.
Neste ano, a modalidade já contemplou mais de 438 mil pessoas com o crédito só no primeiro trimestre de 2024, o que representa 10% a mais que em 2023. Porém, esse tipo de negócio ainda gera diversas questões na população.
De acordo com Eduardo Rocha, CEO do Klubi, a única fintech autorizada pelo Banco Central a operar com consórcios, existem algumas dúvidas sobre o momento da contemplação na modalidade.
“Nos consórcios o usuário pode escolher o valor do crédito, o prazo e o investimento das mensalidades que deseja pagar, o que facilita o planejamento financeiro e o pagamento de parcelas que cabem no bolso. A conquista acontece por meio da entrega do Crédito, que é feita pela administradora”, explica o executivo.
. – O que pode ser adquirido com um consórcio? – Essa modalidade pode ser usada para comprar imóveis (como uma casa, apartamento ou terreno), veículos (carros, motos, caminhões, ônibus), equipamentos (máquinas, computadores e eletrodomésticos) e serviços (casamentos, viagens, procedimentos médicos e outros), dependendo do que é oferecido em cada administradora.
De acordo com Rocha, o consorciado precisa escolher a categoria, mas não especificamente o imóvel, o modelo do carro ou o tipo de eletrodoméstico que deseja ter: “no momento da conquista, o membro recebe o valor integral do crédito. Com isso, ele pode adquirir o que quiser dentro da categoria que escolheu”, aponta.
. – Posso receber a carta de crédito antes de pagar todas as parcelas? – Geralmente o consórcio é acompanhado por duas ferramentas de antecipação da contemplação: o Sorteio e o Lance. Na primeira, os membros com as mensalidades em dia concorrem todos os meses para receber o investimento contratado antes do final do prazo daquele grupo. Já o lance funciona como uma antecipação de valores.
Nele, o participante interessado faz uma oferta e, caso seja o vencedor, recebe o crédito, sendo a quantia descontada do seu saldo. Mas existem, atualmente, outras formas de antecipar a contemplação. Rocha descreve um novo formato, criado recentemente no Klubi:
“Para apoiar a compra de celulares de alto valor, nós oferecemos um formato inédito de consórcio, chamado “Compra Planejada”, onde o membro paga o celular em 24 vezes, mas o recebe na décima segunda parcela. É uma ótima forma de planejar a troca de celular a cada 1-2 anos com previsibilidade”, destaca.
. – Por que optar pelo consórcio? – Segundo um levantamento da Kantar feito em parceria com a ABAC neste ano, a principal percepção é que “consórcio é para quem planeja a longo prazo”. Já para o CEO do Klubi, “o consórcio está entre as alternativas mais viáveis para adquirir um bem por conta da facilidade de comprovação de renda, além de não precisar de entrada e não ter juros.
Essa operação garante ao consumidor um custo final cerca de 40% menor e contribui para o planejamento financeiro e a conquista do carro, imóvel, celular ou serviço dos sonhos”, finaliza Rocha. – Fonte e outras informações: (https://www.klubi.com.br/).