Existem inúmeras especulações sobre os grandes vilões da energia elétrica, a exemplo dos questionamentos frequentes como aparelhos em espera consomem ou não energia, o ar condicionado é realmente o principal inimigo da conta de luz, entre outros.
Inclusive, de acordo com a Aneel, os consumidores residenciais devem ser impactados neste ano. Segundo a estimativa, está previsto um aumento de 5,6%, acima da inflação estimada em 3,9% pelo mercado financeiro, na conta de luz para 2024.
Pensando nisso, Rodrigo Sanchez, Coordenador de Engenharia e Projetos, da Safira Energia, ecossistema de soluções em energia e inovação que visa auxiliar pessoas físicas ou organizações a economizarem, no mínimo, 10% nos custos com energia elétrica, consumindo energia limpa e por meio digital, elencou abaixo alguns mitos e verdades do setor. Confira:
Desplugar aparelhos não usados economiza energia? – VEDADE. No geral, aparelhos como micro-ondas, decodificadores de TV, consoles de videogame, computadores e inúmeros outros, que ficam em stand by – em espera – consomem energia elétrica quando não estão em uso.
Embora o gasto seja mínimo e, até mesmo, insignificante na conta de luz, diante dos avanços tecnológicos significativos nas fontes de alimentação que as tornaram mais eficientes ao longo dos últimos anos, é recomendado que estes sejam desplugados da tomada, a fim de evitar possíveis incêndios e choques.
Carregador de veículo elétrico é o maior vilão do consumo? – MITO. Hoje, o carregamento de um veículo elétrico é o quarto maior item de despesa, com 2.363 kWh. O maior vilão do consumo é o chuveiro, uma vez que para aquecer a água, ele precisa converter energia em calor, consumindo assim muita energia, principalmente quando mantidos ligados por período prolongado e em potências elevadas. Na sequência, temos equipamentos como ferro de passar, geladeira e ar condicionado.
Lâmpadas de LED consomem menos energia que as fluorescentes? – VERDADE. As lâmpadas de LED, além de mais eficientes, são mais duradouras. Capazes de acender com pouca energia, elas economizam até 10 vezes mais do que outros modelos.
Vários equipamentos ligados em uma mesma tomada aumentam o consumo? – MITO. Os famosos benjamins ou T, que conectam diversos aparelhos, não aumentam e nem diminuem o consumo de energia. Entretanto, os multiplicadores de entradas, a exemplo das extensões, podem sobrecarregar a corrente elétrica e, com isso, provocar incêndios, ao passo que cada tomada é projetada para uma corrente específica.
A posição da geladeira interfere no consumo de energia? – VERDADE. Existem algumas orientações essenciais para o local da geladeira, como ambiente ventilado e distante de fontes de calor, a exemplo do fogão ou áreas ensolaradas. Além disso, ela deve ser instalada com, no mínimo, 10 cm de distância da parede, a fim de auxiliar a circulação de calor e otimizar o consumo.
O uso de equipamentos elétricos durante tempestades atrai raios? – MITO.
A energia elétrica não atrai raios. Logo, é aconselhável desligar os aparelhos durante tempestades, apenas para evitar que os mesmos sejam danificados por uma descarga elétrica, por exemplo. – Fonte e mais informações: (https://safiraenergia.com.br/).