Fernando Brolo (*)
As empresas, independentemente do ramo de atuação que compõem, vêm buscando constantemente trilhar seus caminhos rumo à transformação digital.
Essa movimentação pode ser evidenciada pela terceira rodada da pesquisa de Maturidade Nacional de Transformação Digital, realizada pela ABDI, que apontou um crescimento de 11% de adoção de tecnologias digitais no Brasil, referente ao primeiro semestre de 2022. A adoção acelerada de tecnologias estimula constantemente a transformação digital nas empresas, que cada vez mais, notam a importância de apresentarem soluções desenvolvidas para a evolução de procedimentos rotineiros.
Atualmente, o sucesso e crescimento empresarial passam muito pelo estágio digital que a corporação se encontra. Portanto, estar em dia com suas metas digitais é fundamental. Mas afinal, como podemos constatar que uma empresa está amadurecida em aspectos tecnológicos? Entendo que algumas formas e critérios são essenciais para reconhecermos uma empresa que está avançada e estabelecida em termos digitais.
. Estratégias, planos e modelos de negócio – Promover a inserção ou transformação digital de uma empresa é algo complexo. Por conta disso, não é rápido de ser feito e não acontece do dia para a noite. Portanto, é fundamental que faça parte do cotidiano da empresa traçar estratégias para o negócio e fazê-lo funcionar da melhor maneira possível.
A partir do momento que a entrega aos clientes e o funcionamento se tornem plenos e consolidados, abre-se espaço para constantes atualizações e melhorias, que vêm sendo a tendência do mercado no presente momento. Ou seja, ter um plano desenhado para inserção ou migração para o digital é a base de tudo, e além de potencializar seu negócio, é um indicativo relevante para diagnosticar o estado digital que uma companhia se encontra.
Inclusive, é de suma importância ter a adoção de tecnologias como parte de uma agenda cultural empresarial. Afinal de contas, estar estabelecido digitalmente é o que pode determinar o sucesso de novos modelos de negócios e propostas de valor, que têm impacto positivo para diferenciar uma empresa no mercado.
. Análises de dados e ações baseadas neles – Atualmente, os dados são preciosos para o funcionamento digital de qualquer empresa, visto que, são colocados como grandes ativos, assim como os próprios produtos e serviços. Baseado neles, e com o mundo constantemente informatizado e interligado, os dados são capazes de indicar caminhos e conduzir ações. Os dados têm o poder de traduzir tendências e hábitos de clientes, por exemplo.
Desde reconhecer o que as pessoas consomem, qual plataforma e horário preferem, passando até pelos valores que optam em uma loja. Mas além disso, a leitura de dados, quando bem executada, pode transformar o dia a dia dos colaboradores da empresa e a forma que eles trabalham, podendo reduzir custos e esforços desnecessários e tornando todo o ecossistema de uma organização mais funcional e efetivo.
Em suma, uma empresa que está pronta para colher, analisar e interpretar estas informações adquiridas se encontra em um nível digital no mínimo saudável.
. Diagnosticando as capacidades da empresa – Definir estratégias é apenas uma das muitas partes do processo de digitalização de uma empresa. Uma vez estabelecidas, é importante questionar-se sobre as capacidades digitais que a empresa possui. Desta forma, é recomendável saber da capacidade de sustentação de mudanças.
Pois de nada adiantará promover uma transformação se você não tem condições de mantê-la ou até de aprimorá-la. Outro ponto importante é checar e compreender a capacidade da empresa em investir na gestão e análise dos dados. É importante ressaltar que esses são apenas dois indicadores de maturidade digital, e existem outros muitos para serem analisados.
Além disso, cabe salientar que cada empresa possui sua própria jornada de digitalização, de modo que não há receita exata a ser seguida e sim modelos que podem se adaptar e atender às particularidades do negócio. Sem dúvidas, por meio de um projeto que compreenda a complexidade do processo e siga à risca princípios básicos ao assunto, as perspectivas são animadoras, e apontam para um futuro de grandes oportunidades.
(*) – Com experiência em canais TOTVS, além de atuação na área comercial e de operações, é sócio e Conselheiro na Logithink IT (https://www.logithink.it/).