8 views 2 mins

Cinco dicas para potencializar a saúde financeira de sua equipe

em Mercado
sexta-feira, 26 de julho de 2024

Urupong_CANVA

Quando um funcionário está preocupado com suas finanças pessoais, frequentemente tem dificuldade em se concentrar nas tarefas diárias, o que afeta diretamente sua produtividade. Além disso, o estresse financeiro pode resultar até mesmo em problemas de saúde mental, como a depressão. Se a empresa demonstra genuíno interesse nessa questão, cria um ambiente de confiança, cuidado, harmonia e produtividade.

Colaboradores financeiramente seguros se sentem mais motivados e engajados no trabalho. “É importante conhecer os funcionários e acolher suas demandas. Entender o comportamento é um bom começo. Realize pesquisas internas ou entrevistas individuais para entender o que valorizam e precisam. Assim é possível garantir que as necessidades sejam atendidas de forma realista e assertiva”, afirma Marta Reis, CEO da Benê, gestora de benefícios corporativos.

Confira algumas dicas:

  1. – Educação Financeira – Oferecer aulas, workshops e palestras sobre finanças pessoais, gestão financeira e investimentos a longo prazo – aposentadoria.
  2. – Programas de Incentivo e Participação nos Lucros – Prêmios e reconhecimentos podem ser grandes motivadores para os colaboradores adotarem práticas financeiras positivas e incentivar os colaboradores a atingirem os resultados esperados.
  3. – Programas de Benefícios Financeiros – Acesso a orientações sobre como gerenciar dívidas, poupar dinheiro ou investir de maneira eficaz. Esse suporte pode ser realizado por consultores financeiros contratados pela empresa.
  4. – Políticas flexíveis – Políticas como home office e horários flexíveis ajudam os colaboradores a gerenciar melhor suas responsabilidades financeiras e adequar suas rotinas, como por exemplo almoçar em casa ou poupar o vale transporte.
  5. – Cartão de benefícios flexíveis – O auxílio cedido não se fundamenta somente nas exigências legais, mas no efetivo aproveitamento dos colaboradores, atendendo às necessidades individuais.

“Avalie como os colaboradores estão usando os benefícios flexíveis, se estão satisfeitos e quais as sugestões de melhoria. Com a Benê é possível oferecer soluções corporativas personalizadas e eficientes, adaptadas às demandas específicas de cada um”, finaliza Marta. – Fonte: (https://bene.com.vc/).