126 views 2 mins

Lançadas escolas cívico-militares: adesão de estados e municípios é voluntária

em Manchete
quinta-feira, 05 de setembro de 2019
Justica temporario

Foto: Antonio Cruz/ABr

Bolsonaro discursa no lançamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

O governo lançou ontem (5) o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), em cerimônia no Palácio do Planalto. A meta é implementar 216 escolas em todos as unidades da federação até 2023. As escolas cívico-militares são instituições não militarizadas, mas com uma equipe de militares da reserva no papel de tutores. Em julho, o MEC já havia anunciado a implementação de 108 escolas nesse modelo. Agora, a meta foi dobrada.
A adesão dos estados e municípios ao programa é voluntária e os gestores deverão realizar uma consulta pública e a comunidade escolar deve aceitar a mudança. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou que as escolas cívico-militares têm um desempenho muito acima da média e são instrumento para a melhoria da educação no país.
Para o presidente Bolsonaro, o bom desempenho das escolas cívico-militares está ligado à disciplina dos alunos.
“Tem que botar na cabeça dessa garotada a importância dos valores cívicos-militares, como tínhamos há pouco no governo militar, sobre educação moral e cívica, sobre respeito à bandeira”. Disse ainda que o que tira um país da miséria e da pobreza é conhecimento, e que o Brasil tem um potencial enorme para explorar, incluindo as riquezas da Amazônia. Neste ano, 54 escolas serão contempladas com o programa, em formato piloto, duas em cada unidade da Federação.
A indicação das instituições deverá ser feita pelos estados até 27 de setembro. Os colégios devem ter de 500 a mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou médio. A implantação das escolas vai ocorrer em regiões que apresentam situação de vulnerabilidade social e baixos índices no Ideb. Entre as premissas do programa estão a contribuição para a melhoria do ambiente escolar, redução da violência, da evasão e da repetência escolar (ABr).