139 views 7 mins

Sua empresa já tomou a vacina da transformação digital?

em Manchete Principal
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Guilherme Tavares (*)

Imagem: Pexels

Com a chegada de 2021 e o avanço para a aplicação de vacinas que mobilizem uma imunização geral da população, a expectativa é de que o cenário empresarial acompanhe uma retomada gradual das atividades, ainda enfrentando os efeitos de um período extremamente atípico e inesperado para todos.

Sob a ótica das empresas, as lições herdadas após a chegada do coronavírus em solo nacional também levantam a importância de um diagnóstico profundo sobre a funcionalidade de métodos e sistemas de trabalho utilizados pelos gestores. Hoje, mais do que nunca, a vacina da transformação digital é a melhor maneira de se acompanhar as mudanças do meio e aproveitar o que a tecnologia tem a contribuir para as organizações.

Claro, apesar do aspecto de imediatismo implícito na analogia, existe um caminho a ser pavimentado para que a implementação tecnológica provoque os efeitos desejados. Não é uma mudança repentina, que se pode conduzir da noite para o dia, porém, com o planejamento estratégico direcionado para determinados pontos de atenção, essa transição ao digital apresenta todos os requisitos para que a empresa em questão conte com o auxílio da inovação em um momento extremamente decisivo para todos.

Imagem: Pexels

De certa forma, podemos identificar uma ampliação comportamental em relação ao uso da tecnologia. Esse gatilho, também influenciado pelo comportamento do cliente final, expôs a urgência para que as empresas se movimentem. Sem dúvidas, o fenômeno tecnológico continuará avançando, o que impulsionará a intensidade da geração de dados.

Todos os caminhos levam ao Big Data, método voltado para uma melhor compreensão sobre o papel das informações analisadas com a jornada de compras. Essa é uma realidade que tende a continuar acelerando. As organizações, sem exceções, precisam entender como fazer com que seus dados sejam acionáveis, velozes e cada vez mais assertivos, em vez de apenas coletá-los desenfreadamente.

Por anos, a transformação digital foi apontada como um objetivo a ser alcançado pelas empresas, dada a importância da tecnologia como uma nova aliada estratégica. No entanto, muitas corporações caminhavam a passos vagarosos para acompanhar essa demanda e digitalizar seus processos, às vezes por falta de recursos, inércia, ou receio de realizar uma mudança tão radical nos pilares internos. A verdade é que uma grande quantidade de informações equivocadas foi disseminada entre o empresariado, fato que dificultou essa quebra de paradigma por parte de alguns gestores.

Imagem: Pexels

A pandemia de Covid-19 tem exigido um alto nível de adaptabilidade por parte das companhias, expondo a fragilidade dos que optam, até então, por não aderir à tecnologia e sua aplicação prática. Se existem aprendizados originados pelo ano que passou certamente repousa na preponderância de se compreender a transformação digital como um fenômeno inadiável. É necessário compreendê-la e adequá-la a sua realidade empresarial. Os beneficiados, acima de tudo, serão as próprias pessoas.

A presença tecnológica, por si só, automatiza etapas operacionais e impulsiona a agilidade de processos otimizados. Mesmo assim, é necessário ir além, para que ocorra uma interpretação ainda mais vantajosa do que o componente da inovação pode trazer à empresa. É nesse sentido que o Business Intelligence (BI) pode ser utilizado. Trata-se de uma noção básica de que os elementos produzidos pela tecnologia devem ter um direcionamento analítico aliado da jornada completa dos dados, beneficiando o alinhamento estratégico entre os profissionais.

Com a tecnologia modificando o armazenamento, coleta e análise de dados, é de suma importância que se instale no ambiente interno uma cultura orientada à inteligência analítica. Isto abrange equipes preparadas para compreender as informações relevantes e traduzi-las em melhores hábitos de trabalho, relacionamentos com os clientes e planos estratégicos realmente assertivos.

Nesse sentido, o investimento em treinamentos e capacitações torna-se cada vez mais necessário. Afinal, seria o conhecimento da jornada de dados o verdadeiro insumo da vacina da transformação digital?

Um dos maiores demonstrativos do suporte tecnológico, sem dúvidas, é representado pelo aprimoramento na tomada de decisão dos profissionais. Invalidando qualquer perspectiva em que a máquina chegou para ofuscar a participação humana, essa geração de insights possibilitada pelo Business Intelligence oferece todos os artifícios necessários para que cada colaborador explore suas aptidões, com respaldo técnico e segurança para minimizar a margem de erros.

É cada vez mais imprescindível que melhores iniciativas sejam conduzidas dentro das empresas. Com o espaço enxuto para falhas, a tecnologia é praticamente obrigatória, na medida em que reflete em ações conscientes, seja sobre o mercado, a realidade que se enfrenta no momento e a relação com o público que se busca atingir. Em suma, esses são fatores que, indubitavelmente, justificam o entendimento de que a transformação digital não pode ser mais postergada pelo empresariado.

(*) – Especialista em Gestão Empresarial, com pós em Marketing e graduação em Publicidade e Propaganda, é CEO do Centro de Serviços Compartilhados do Grupo Toccato.