A geração Z, de nascidos entre 1997 e 2009, e a geração Alpha, a partir de 2010, já correspondem a boa parte dos consumidores do e-commerce. Esses públicos representam as primeiras gerações a nascer em um mundo com experiências digitais e que valorizam jornadas de compra imersivas e interativas.
Eles apresentam tendências importantes de consumo que devem estar no radar dos empreendedores que investem na estratégia de dropshipping, um modelo de logística em que o revendedor comercializa o estoque de parceiros.
A geração Z possui uma renda mundial combinada de US$ 7 trilhões, segundo estudo do Bank of America. Enquanto isso, a Geração Alpha, de adolescentes com no mínimo 13 anos, tem participação significativa influenciando os pais para realizar compras.
Segundo o relatório “Consumer View” realizado pela National Retail Federation, NRF, 87% das famílias dizem que são influenciados pelos filhos, principalmente na aquisição de jogos, roupas, alimentos, eletrônicos e viagens.
Dados que evidenciam a relevância desse público para o e-commerce. “É preciso investir em uma estratégia de dropshipping que ofereça uma experiência de compra online personalizada e diferenciada para a Geração Z e Alpha, e vá além de simples estratégias tradicionais de venda online.
Esses consumidores estão atentos a marcas que compartilham seus valores e propósitos, tenham produtos de qualidade, sustentáveis e exclusivos, e que proporcionem uma experiência de compra que os faça sentir únicos durante toda jornada online”, afirma Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi.
Avaliando a importância de uma estratégia de dropshipping no e-commerce que atende esses novos consumidores, o especialista elenca as principais dicas para atrair esses públicos. Confira:
- – Disponibilize uma tecnologia intuitiva e opções seguras de pagamento – As gerações Z e Alpha são nativos digitais e esperam experiências de compra fáceis e inovadoras. Para isso, é importante fazer uso de uma plataforma de comércio eletrônico confiável e disponibilizar opções de pagamento seguras, com interface intuitiva.
Além disso, é recomendável facilitar o processo de checkout da loja. É possível adicionar recursos como preenchimento automático de informações de pagamento, visualização clara do carrinho e dados sobre o custo total da compra.
Somado a isso, as gerações Z e Alpha são inclinadas a uma variedade de pagamentos, por isso é válido disponibilizar opções como Pix, PayPal, Apple Pay, Google Pay, cartão de crédito, boleto, entre outras facilidades que atendam as necessidades desses consumidores.
- – Ofereça entregas rápidas e convenientes – Outra facilidade que a estratégia de dropshipping não pode deixar de lado quando se trata de públicos como os genZ e genA é a possibilidade de receber os produtos com agilidade. Para Colette, é importante que os varejistas invistam na conveniência e eficiência no momento da entrega.
Quando se trata de dropshipping, em que é preciso aguardar o processo de entrega do fornecedor, esse processo pode ser ainda mais complicado. Por isso, é importante deixar claro o prazo de entrega para o cliente e acompanhar o envio por parte do fornecedor para garantir que não haverá atrasos.
Outra opção é contratar fornecedores que disponibilizem produtos a pronta entrega, como fornecedores nacionais; assim, você garantirá as vendas.
- – Busque produtos sustentáveis – Preocupação com sustentabilidade também está no radar da geração de consumidores mais jovens do e-commerce. Eles valorizam marcas éticas e ambientalmente conscientes. Para isso, é importante que, no modelo de dropshipping, seja feita uma pesquisa de fornecedores que têm práticas sustentáveis.
Verifiquem se fazem uso de materiais biodegradáveis e recicláveis, se há políticas de redução de resíduos ou se usam a energia renovável. Assim será possível engajar os consumidores com os produtos vendidos.
- – Tenha transparência na jornada de compra – Como mencionado, essas gerações são consumidores conscientes e nativos digitais, que buscam por transparência total nos sites que visitam. É importante que sejam informados detalhes como as especificações do produto, descrição, imagens e os comentários dos clientes.
Além disso, é preciso informar sobre os prazos de entrega, tempo de processo e período aproximado de envio, além de indicar formas de rastreamento e deixar clara a política de devolução e reembolso. – – Fonte e mais informações, acesse: (https://www.yampi.com.br/).