O mercado viverá até 2030 uma empolgante jornada para ser consumidor. Hoje com o apoio da tecnologia, tudo está na palma da mão e instantaneamente acessível. Quem encara o maior desafio de engajar os consumidores são os profissionais de marketing que lidam com as plataformas de engajamento – que nem sempre acompanham as transformações.
“Os consumidores estão mais conectados, porém diminuíram o período de atenção para as marcas, além de novas preferências a cada dia. As marcas que estão desatualizadas são descartadas para sempre. É necessário direcionar a atenção às mudanças e otimizar e a jornada de compra de acordo com as novas exigências”, comenta Daniel Simões, General Manager Latam da MoEngage – plataforma de engajamento embasado em insights gerados por Inteligência Artificial.
Segundo o executivo, a tecnologia é uma das grandes aliadas, e as plataformas de engajamento precisam embarcar nesta nova era para manter e aumentar as taxas de conversão. Confira abaixo as principais dicas:
. Desista dos insights com base em desempenho – As plataformas de marketing hoje são fundamentalmente falhas. Eles permitem que os profissionais de marketing criem campanhas e gerem insights com base no desempenho.
Essa abordagem já não funciona, pois os consumidores esperam interações mais personalizadas e empáticas e os profissionais de marketing não podem esperar por insights que surgirão apenas após a ativação das campanhas. Elas precisam ser cuidadosamente elaboradas desde o início e isso acontece em plataformas que permitam maior proatividade.
. Insights pró-ativos: é o que as marcas precisam – Para atender às crescentes demandas dos consumidores, além dos avanços digitais, os profissionais de marketing precisam de uma plataforma de automação de marketing inteligente, orientada por insights para se antecipar às movimentações.
Quando há análise dos insights previamente, é possível elaborar uma campanha configurada a partir dessas informações e atingir o objetivo – da marca e do consumidor. Se for demonstrado que um consumidor é um risco potencial de rotatividade, ele deve ser engajado com cuidado. Se ele está em busca de descontos, precisa receber campanhas promocionais que oferecem as melhores ofertas.
. Insights inteligentes vão além além da demografia – A plataforma de engajamento deve combinar as informações de preferências e interesses com o melhor canal para se comunicar com o consumidor. Um e-mail às 21h de uma segunda-feira funciona para Maria ou um SMS às 18h funciona melhor? João precisa de recomendações para o café da manhã ao amanhecer ou ele acorda tarde?
Para otimizar tempo e se relacionar com os consumidores assertivamente, os profissionais de marketing não devem ficar sentados calculando o melhor momento para enviar um e-mail ou uma notificação push. As plataformas de automação de marketing devem analisar o melhor momento para enviar uma campanha com caráter individual e personalizado.
. Campanhas relevantes e personalizadas – Com os insights do consumidor prontamente disponíveis, é possível criar campanhas direcionadas que correspondam ao que aquele comprador em potencial deseja. É importante que as campanhas também não fiquem restritas a um canal. E se Maria preferir um e-mail, mas João um SMS? As marcas devem ter o poder de coordenar campanhas omnichannel que entreguem as mensagens a cada consumidor por meio do canal de sua escolha.
. Insights históricos e futuristas – Com foco em personalizar e individualizar o consumidor, a plataforma de automação de marketing também deve oferecer uma visão panorâmica. Os consumidores devem ser segmentados de forma automática e inteligente em grupos com probabilidade de rotatividade, envolvimento, conversão, hibernação ou mais.
Essa informação deve estar disponível por meio de uma análise de históricos com uma previsão futurista, baseadas em dados e altamente precisas. A plataforma deve facilitar para que os profissionais de marketing ativem campanhas para cada segmento instantaneamente.
. Conectividade – Outro aspecto importante das plataformas de automação de marketing é a interconectividade. Os profissionais de marketing hoje trabalham com centenas de ferramentas que atendem a mil necessidades diferentes. As plataformas de engajamento fornecem dados sobre o comportamento de um consumidor e as preferências de engajamento.
As plataformas analíticas fornecem informações em nível de segmento e as plataformas de atribuição fornecem dados de aquisição. Os profissionais de marketing precisam que elas conversem entre si para reunir todas as informações sobre seu público em um só lugar. Cada pilha de tecnologia é uma estrutura complicada com centenas de pequenas peças que funcionam juntas perfeitamente, e uma plataforma de automação de marketing deve se encaixar nesse arranjo.
“Não é exigir demais que uma plataforma de automação de marketing omnichannel esteja bem conectada à tecnologia moderna, ofereça análises preditivas e capacite a criação inteligente de campanhas. Esses recursos avançados parecem um sonho para a maioria das plataformas de automação de marketing no momento.
Mas a verdade do mercado é que os clientes já estão lá, e qualquer marca que não acompanhar essa revolução digital corre o risco de sair do radar”, conclui Simões.
(*) – É General Manager Latam da MoEnga (https://www.moengage.com).