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Pontos que todo empreendedor deve avaliar antes de planejar a expansão dos negócios

em Manchete Principal
segunda-feira, 14 de abril de 2025

Analisar o mercado, o modelo de negócio e sua escalabilidade, além de avaliar os riscos inerentes ao crescimento são alguns dos aspectos que precisam de atenção

“Planejar a expansão de um negócio é uma tarefa que merece muita atenção. Todo empreendedor deve avaliar diversos aspectos e pontos fundamentais para garantir que esse passo estratégico seja bem-sucedido”, afirma Haroldo Matsumoto, sócio e diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar de gestão de negócios e empresas.

De acordo com o especialista em marketing e gestão, antes de decidir pela expansão do negócio – que pode se dar por meio da abertura de novos pontos de vendas próprios, pelo franchising, por meio de representantes de vendas, venda direta, e-commerce, entre outros canais – é primordial fazer a avaliação de uma série de pontos.

Para começar, Matsumoto destaca a análise do mercado em que a empresa está inserida e explica que é importante verificar se há demanda pelo produto ou serviço ofertado pela empresa em novos mercados e regiões. Ele também recomenda analisar a concorrência existente neste novo mercado, seja ela direta ou indireta, bem como identificar quais vantagens competitivas e estratégias podem ser usadas para diferenciar o negócio perante aos demais. Em paralelo, o especialista indica que as tendências de consumo, o comportamento do consumidor e as inovações tecnológicas, que podem causar impacto no sucesso da expansão, sejam observadas.

Feitas essas avaliações, o diretor da Prosphera Educação Corporativa recomenda uma análise completa da capacidade financeira da empresa. Isso significa estimar o investimento necessário para tirar os planos do papel, incluindo os custos com marketing, infraestrutura, contratação de profissionais, logística, etc. “O empreendedor não pode esquecer de averiguar se a empresa tem recursos financeiros para sustentar esse processo de expansão sem comprometer sua própria saúde, ou seja, o fluxo de caixa e capital de giro devem ser separados do investimento da nova operação”, recomenda.

Em paralelo, de acordo com Matsumoto, é importante avaliar se o modelo de negócio é escalável, ou seja, se ele pode ser replicado e adaptado facilmente para novos mercados sem perder suas características e o conceito original. Também é recomendado que os processos da empresa sejam padronizados e bem definidos para garantir a consistência da qualidade e a eficiência em diferentes localizações.

O diretor da Prosphera Educação Corporativa também recomenda que as estratégias de marketing sejam traçadas a fim de garantir o posicionamento do produto ou serviço no novo mercado. “Aqui, é importante, por exemplo, que se faça uma análise completa de preço e dos canais de distribuição para definição de uma comunicação eficaz com o público consumidor pretendido. Além disso, é importante adaptar as estratégias de marketing às características locais, culturais e regionais, considerando os gostos, preferências e hábitos dos potenciais clientes”, explica.

A infraestrutura e a logística do negócio também merecem atenção especial. É fundamental avaliar se a empresa será capaz de atender à demanda aumentada que deve ser vivenciada com a expansão do negócio. O mesmo vale para as soluções logísticas, que envolvem transporte, armazenamento e distribuição, no caso dos produtos. Junto, vem a avaliação da capacidade operacional e dos recursos humanos da companhia, que também podem necessitar de incremento, bem como de capacitação adequada para que as atividades e a cultura da empresa se mantenham coesas em todas as suas unidades.

“Outro aspecto extremamente relevante tem relação com a análise dos riscos que envolvem a expansão dos negócios. Alerto para a importância de considerar as condições econômicas e políticas do novo mercado, para possíveis mudanças imprevistas, crises econômicas ou instabilidade política, que possam afetar a rentabilidade e a viabilidade do negócio, além de avaliar riscos operacionais, como falha logística, problemas com fornecedores ou aumento de custos”, ressalta o especialista.

Haroldo Matsumoto lembra que antes de expandir é importante garantir que a marca tenha boa reputação no mercado de origem e seja adaptável ao novo público a fim de que a imagem da empresa não seja prejudicada. Isso significa que a identidade da marca deve se manter consistente e que os seus valores e atributos sejam transmitidos independente de onde ela estiver.

Por fim, o sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa recomenda uma avaliação da infraestrutura tecnológica e de inovação da empresa, incluindo sistemas de gestão, softwares de CRM e outros, além de considerar a necessidade de adaptação ou inovação dos produtos e serviços para atender às demandas específicas dos novos mercados, bem como a importância de uma análise de viabilidade, composta por testes para avaliação da resposta do público e promoção de possíveis ajustes nos produtos e serviços, assim como aperfeiçoamento das estratégias de marketing para garantir seu sucesso. “Somado a tudo isso, é essencial calcular o retorno sobre o investimento da expansão, considerando o tempo necessário para atingir a lucratividade no novo mercado”, finaliza o especialista.