Todo negócio tem seu parceiro. Dificilmente um único profissional ou empresa consegue suprir todas as necessidades dos clientes, ainda mais pensando no mercado de tecnologia, tarefa dos desenvolvedores, consultores e agências digitais, que devem entender, adaptar e produzir uma grande variedade de conteúdo – de sites a aplicativos para os mais variados fins, de sistemas simples a outros complexos.
Pensando nisso, Arthur Alves, head da Locaweb PRO, unidade de negócios do Grupo Locaweb dedicada às agências digitais e desenvolvedores, estruturou algumas dicas para que você, que se enquadra neste perfil profissional, escolha o parceiro certo e tenha sucesso em seu negócio.
1 – Entenda os motivos das parcerias – Quando pensamos em parceria, estamos falando de cooperação, duas pessoas ou negócios que querem potencializar resultados, otimizar o tempo, ter uma estratégia econômica, confiabilidade na parceria, visão macro/micro das oportunidades do mercado, além da troca de experiência.
Firmar parcerias significa multiplicar o seu alcance nesses três pilares, mas também uma oportunidade de expandir seu portfólio, alcançar novos públicos e mercado, diminuir seu custo com fornecedores e otimizar diversas tarefas e processos operacionais. Entender em qual ou quais pilares essa potencial nova parceria se enquadra é importante para alinhar expectativas e escolher o companheiro certo.
2 – Vá além da receita rápida – É natural que a primeira coisa que um parceiro procure seja os benefícios que o negócio vai trazer, e isso se apresenta na maioria das vezes na busca por comissionamentos, bonificações ou receita rápida. Porém há diversos pontos que precisam de atenção para entender o seu público e o que ele precisa que você não oferece vai te ajudar a compor sua rede de parcerias e a expandir seu portfólio.
Estude, consulte e verifique todas as possibilidades que você pode explorar, proporcionando assim uma visão sistêmica do mercado, necessária para ser cada vez mais assertivo em seus projetos e planejamento.
3 – Saiba a hora de ir embora – A parceria é uma troca. Se nesta troca você não encontrar mais os elementos, condições e ferramentas necessárias para o seu projeto com o cliente final, terá dificuldades na sua entrega e desempenho, resultando em atrasos, problemas técnicos e até financeiros.
A escolha de um parceiro ruim vai atender pouco ou nenhum dos objetivos e benefícios que sua empresa almeja, resultando não só em um desperdício de tempo e recursos, como também no aumento do churn do seu negócio.
4 – Via de mão dupla – É fundamental entender o que é o combinado, o que é responsabilidade de cada parte para o bom andamento desta união.. Se o parceiro é responsável pela infraestrutura do servidor, ele é o responsável por isso. Não é ele que desenvolve a aplicação ou atende o seu cliente. Compreender isso facilita os processos, evita frustrações e colabora para o bom andamento do trabalho.
5 – No geral, vá com parceiros nacionais – Apesar de variar com o porte e objetivo da sua empresa, em todas as etapas podemos encontrar elementos que tornam a parceria com negócios nacionais muito mais interessantes e fáceis. Por exemplo, quando falamos sobre agências, podemos citar o atendimento em todas as escalas do relacionamento entre as empresas em idioma português, permitindo que diferentes áreas possam se comunicar com mais facilidade.
Quando falamos de desenvolvedores e freelas, que são mais voltados a parte técnica, a latência e disponibilidade dos servidores tem impacto direto nesse relacionamento. Outro aspecto importante quando falamos de negociações é a flutuação e alta do dólar, que tem impacto na sua previsão de gastos e planejamento financeiro.
Porém, em um próximo passo ou em determinado projeto, se você busca expandir seus negócios para mais territórios ou busca recursos que não encontra em parcerias nacionais, não substitua, mas aumente sua rede de parceiros, incluindo empresas que te forneçam as ferramentas necessárias para atender o seu cliente.
Um dos locais em que você pode encontrar novos parceiros é no Profissionais de Internet, marketplace da Locaweb PRO para conectar profissionais de tecnologia aos clientes finais que necessitam de apoio com serviços de internet para seus negócios. Lá, um profissional de marketing digital pode, por exemplo, encontrar um desenvolvedor e entregar uma proposta casada para o seu cliente final. – Fonte e outras informações: (https://pro.locaweb.com.br/).