A Geração Z está em ascensão, não somente ingressando no mercado de trabalho, mas também assumindo cargos de liderança.
De olho nesses profissionais e diante de um cenário bastante dinâmico e com muitas particularidades, a Randstad, empresa líder em soluções completas de recursos humanos, traz dicas valiosas e orientações essenciais para empresas e recrutadores que desejam superar os paradigmas corporativos, compreender melhor as novas expectativas do mercado, assim como atrair e reter esses jovens talentos.
De acordo com o estudo Workmonitor 2024, realizado pela consultoria global, aproximadamente metade da Geração Z (46%) acredita que suas aspirações de carreira são mais intensas do que as demais gerações, e uma parte significativa relata que ainda não se sente compreendida pelas organizações (40%), o que pode gerar um grande desafio no ambiente corporativo.
“Os talentos estão à procura de empresas com ideais semelhantes aos seus, onde possam ser eles mesmos e trabalhar em conjunto com os empregadores. Porém, o estudo revela que 67% ainda escondem traços de suas personalidades e, mais da metade (55%), não se sente confortável em mostrar sua autenticidade no trabalho.
Por essas e outras características, para atrair e reter esses talentos da Geração Z, será fundamental que as empresas entendam e se adaptem à uma série de peculiaridades, como abordagens mais inovadoras, investir em um ambiente de trabalho flexível, promover a diversidade e a inclusão, e oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo”, diz Cindy Oliveira, gerente de recrutamento e seleção da Randstad Digital no Brasil.
O primeiro passo é entender quais são as principais características dessa geração e qual sua expectativa no mundo do trabalho. Obviamente, é uma geração diversa com indivíduos autênticos. Mas, de maneira geral, por serem nativos digitais, possuem atributos que fazem parte de suas vidas desde a infância. Dominam smartphones, redes sociais e plataformas on-line com naturalidade e como ninguém. Por isso, dinamismo, criatividade e interatividade são palavras que definem bem esse perfil de talentos.
Trata-se de uma geração que procura por empresas que tenham missões e valores atrelados ao que consideram importante, com propósito claro e compromisso social, flexibilidade no trabalho e qualidade de vida. Além disso, buscam por oportunidades que ofereçam desenvolvimento profissional, acesso à tecnologia e uma remuneração atrativa.
- Como se comunicam – Por serem hiperconectados, buscam informações e se comunicam de forma instantânea, preferencialmente online. Por isso, valorizam a rapidez, a eficiência e a conveniência.
- Os desafios – Os principais desafios ao lidar com a Geração Z incluem entender suas preferências, lidar com sua ansiedade por reconhecimento e manter um ambiente atualizado com as tendências tecnológicas. Eles esperam acesso a ferramentas e plataformas modernas, pois valorizam a autonomia, a criatividade e a capacidade de promover inovação no trabalho.
Prender a atenção deles por muito tempo e atender à dinâmica de ter tudo de forma instantânea, seja informação, conteúdo ou entretenimento, também gera desafios constantes, principalmente para as lideranças das empresas que contam com equipes multigeracionais.
- Processos seletivos – O processo ideal para estes jovens é eficiente, inovador, ágil e personalizado. Isso envolve o uso de comunicação digital, transparência sobre a cultura da empresa, simplificação do processo de candidatura, fornecimento de feedback a cada etapa do processo e realização de entrevistas virtuais.
- Onde encontrá-los – Além dos canais tradicionais de atração, como banco de talentos, redes profissionais, como LinkedIn, a Geração Z também gosta de utilizar outras ferramentas, como o X (antigo Twitter) e o TikTok, na busca por oportunidades.
Esses canais têm um potencial único para mostrar os bastidores do trabalho, além de fornecer dicas de carreira de forma mais descontraída, atraindo a visibilidade da Geração Z para as oportunidades abertas.
Dicas e dados do estudo Workmonitor 2024 da Randstad que podem ajudar empresas e recrutadores a entender e encontrar os melhores talentos da Geração Z. Confira:
- Tecnologia é mais do que uma ferramenta, é uma extensão de si – 69% da Geração Z espera que as empresas utilizem as tecnologias mais recentes para otimizar o trabalho e já estão testando caminhos e ferramentas para se capacitarem.
- Ofereça propósito e esteja comprometido com causas sociais e ambientais – 47% da Geração Z não aceitaria um emprego se a empresa não estivesse alinhada com seus valores sociais e ambientais.
- Flexibilidade e autonomia são essenciais – trabalho remoto é inegociável para 48% da Geração Z.
- Forneça feedback constante e personalizado – mais de um quarto dos jovens da Geração Z ainda sente que não pode compartilhar suas opiniões livremente, por isso, é extremamente importante ouvi-los, ter conversas constantes, que sejam construtivas para o desenvolvimento pessoal e profissional.
- Ofereça aprendizado contínuo e desenvolvimento pessoal – para 80% desta geração, a qualificação e o desenvolvimento são importantes em seus empregos atuais e futuros, e 48% priorizam mais o treinamento e o desenvolvimento quando comparado aos profissionais mais experientes.
“Valorizar as características distintivas e contratar profissionais da Geração Z requer uma abordagem holística e adaptativa. As empresas precisam abraçar a mudança e cultivar uma cultura que promova a diversidade, a inclusão e o propósito.
Somente assim será possível garantir o sucesso das organizações no futuro”, complementa Cindy. – Fonte e acesso ao estudo em: (https://www.randstad.com.br/mundo-do-trabalho/estudos-globais/randstad-workmonitor-2024/).