Wanessa Fonseca (*)
A pandemia provocada pelo novo coronavírus tem deixado sequelas na saúde e também na economia mundial. Com o aumento acelerado do desemprego, e tentando nadar contra a maré, muitas pessoas apostaram no empreendedorismo para garantir sua sobrevivência. O tão sonhado desejo dos brasileiros em se tornar dono do próprio negócio, e ter autonomia e independência, ganhou ainda mais força no cenário atual.
Segundo pesquisas do IBGE, 60% das empresas fecham nos cinco primeiros anos de funcionamento e não é difícil entender o motivo dessa triste realidade. Muitas pessoas acreditam que ter experiência no segmento que deseja atuar já é suficiente para obter o sucesso, mas as estatísticas comprovam o contrário. O desafio de empreender esbarra em dois tipos de competências: técnicas e comportamentais.
As técnicas estão diretamente relacionadas com a área de atuação, gestão e mercado. A boa notícia é que essas são mais fáceis de aprender quando você adquire conhecimento e capacitação. As habilidades comportamentais exigem um processo intenso de autoconhecimento e resiliência para o seu desenvolvimento. E é exatamente nesse ponto que você precisa intensificar seu foco.
O desenvolvimento dessa mentalidade empreendedora de sucesso pode ser alcançado a partir do momento que você foca, única e exclusivamente, no que precisa fazer para seu negócio prosperar. O real motivo para abrir um negócio não deveria ser o lucro e, sim, um desejo genuíno de mudar a vida do outro quando ele adquire seus produtos e serviços. O lucro é uma consequência do excelente trabalho que você desenvolve e o quanto você ajuda as pessoas a resolverem seus problemas.
Mas como tirar o cifrão do olho e colocar no bolso? Aqui vão algumas dicas valiosas de quem chegou lá e pode encurtar o seu caminho.
. Propósito. Muito tem se falado em propósito nos últimos anos, mas pouco tem se praticado. Encontre o seu desejo de mudança. Geralmente o que mais te incomoda pode se tornar uma missão de vida através do seu trabalho. Pense em como, e pelo quê, você gostaria de ser lembrado. Se você ainda está nesse plano é porque tem algo extraordinário para fazer. Então faça seus dias valerem a pena! Uma missão de vida realizada traz felicidade, satisfação e autoconhecimento;
É preciso construir uma mentalidade empreendedora para ter sucesso no negócio, conectando-se a um propósito que traga satisfação e contribuição, além do lucro.
. Relacionamento. O empreendedor precisa entender que o trabalho é construído junto com seus pares e ter pessoas certas ao seu lado, que agregam na sua jornada, é um dos focos mais importantes do negócio. Aprenda a entender as pessoas e como elas se engajam. Faça elas se sentirem pertencentes e importantes. Contribua com elas e elas contribuirão com você.
. Direcionar objetivos e metas. Esse tópico também já virou clichê. Só estabelecer metas claras não é o suficiente. Quando você pensa no seu objetivo te dá borboletas no estômago? Se a resposta for não, ele não é desafiador o suficiente. Se apaixone! Já reparou que quando está apaixonada se torna resiliente e se mantém firme quando as coisas começarem a dar errado? Atingir os seus objetivos não é uma linha reta, é cheia de altos e baixos. Continuar olhando para a sua meta vai te manter em direção a ela.
. Autoconhecimento. Entender como você pensa e toma decisões te permite encontrar formas eficientes para lidar com diferentes situações do negócio, desde como fazer networking até como controlar seu emocional para ajudar no processo criativo. O autoconhecimento também pode ser ancorado com apoio profissional de um coaching ou um mentor.
A sua alta performance nos negócios está diretamente relacionada com sua auto performance. Você só alcançará melhores resultados na vida profissional quando desenvolver novas habilidades e competências no âmbito pessoal. Invista mais tempo cuidando do seu CPF do que do seu CNPJ, afinal é isso que vai fazer a diferença nos seus resultados.
. Rotina produtiva X tempo ocupado. É preciso estabelecer uma rotina direcionada e constante para ser produtiva e fortalecer a mentalidade empreendedora. Escolha executar tarefas que te aproximem dos resultados que você demais. As demais, delegue para outra pessoa ou elimine.
Vários conteúdos gratuitos estão sendo disponibilizados na internet e gerando obesidade mental, conteúdo não colocado em prática. Escolha lives que te proporcionam o conhecimento necessário para dar o próximo passo, defina o que é prioridade aprender agora e aja. Conhecimento sem ação não gera sabedoria. O empreendedor que conhece sua meta saberá buscar conhecimento direcionado e focado que agregue valor ao seu negócio.
. Comunicação assertiva. A comunicação sem fronteiras tem os dois lados da moeda. Tanto pode tornar a empresa reconhecida mundialmente, como denegrir sua imagem. Dessa maneira, parte do sucesso é oriunda da forma como ocorre essa comunicação com o outro. Faça uma comunicação baseada em fatos que realmente aconteceram, porque todo o restante é interpretação. A forma como você interpreta um acontecimento pode gerar distorções na comunicação.
Construir relacionamentos saudáveis é uma das bases principais para gerar reciprocidade e rede de apoio. Portanto, só conseguimos escalar nossos negócios se tivermos muitas pessoas envolvidas, que falam da empresa e nos indicam. Assuma a responsabilidade pela comunicação com clientes e funcionários e busque evoluir nas suas limitações.
Quando você terceiriza a responsabilidade para outras pessoas perde a excelente oportunidade de se desenvolver. Aquilo que não te desafia não te transforma.
. Liderança. Muitas pessoas acreditam que a liderança é nata, geralmente atribuída aos bons comunicadores. No entanto, a comunicação é apenas uma, das diversas habilidades e competências atribuídas a um bom líder. Por isso, o primeiro passo é aprender a liderar a si mesmo, ter seus próprios resultados e extrair de si o seu máximo. Então, qual pessoa que esteja disposta pode desenvolver uma postura inspiradora?
Diante desses fatos, é preciso construir uma mentalidade empreendedora para ter sucesso no negócio, conectando-se a um propósito que traga satisfação e contribuição, além do lucro. Em busca de sua missão, o empreendedor precisa seguir metas direcionadas, integradas a um conjunto de habilidades em áreas estratégicas e uma rede de apoio tanto dentro quanto fora da empresa. A constante busca pelo autoconhecimento também gera alta performance nos resultados do negócio.
Por fim, o empreendedor precisa agarrar seus desafios e dificuldades e lembrar que eles fazem parte do crescimento profissional. Afinal, a história mostra que os maiores empreendedores do mundo quebraram pelo menos três vezes. Se você não quer fazer parte dessas estatísticas por que não aprender com os erros dos outros e tornar seu caminho rumo ao sucesso mais curto?
(*) – Escritora, professora e consultora de desenvolvimento humano e de negócios, é fundadora da UP Results, que ajuda empresários a construirem resultados acima da média e CEO da Innermetrix Goiás, focada em Gestão Inteligente de Pessoas.