Conheça a trajetória de sucesso e crescimento acelerado da Ecoville, que projeta ultrapassar o marco de 500 unidades até o final de 2024
A Ecoville, marca sulista que teve sua origem em 2007,em Joinville (SC), nas mãos dos irmãos Leandro e Leonardo Castelo e seu pai, José Edmar, é hoje a principal referência no segmento de franquias de limpeza no Brasil. Atualmente, a rede possui mais de 300 operações em todo o país, sendo reconhecida como especialista em limpeza e oferecendo um amplo catálogo com mais de 800 SKUs de produtos de limpeza, acessórios e equipamentos de alta qualidade. A franqueadora se destaca por sua abordagem consultiva e atendimento humanizado, com toda a equipe recebendo treinamentos específicos e contínuos sobre os produtos e sua aplicação, garantindo que sempre haja um especialista em limpeza disponível para atender às necessidades dos clientes. A Ecoville projeta fechar o ano com um crescimento de 15% em seu faturamento e, para 2024, chegar ao marco de 520 unidades, sob o comando de Cristiano Corrêa, CEO da marca desde 2022.
Empreendendo em família
A história da família Castelo é a de um sonho que se tornou realidade, mas que também foi marcado por desafios e aprendizados. A família, que residia em São Paulo, viu uma kombi vendendo produtos de limpeza de porta em porta, cena esta que os inspirou a empreender. Sem planos elaborados, Edmar e seus filhos, deixaram seus empregos estáveis em grandes corporações para criar a sua própria marca, mas entenderam que esse tipo de negócio itinerante não caberia no trânsito da megalópole brasileira.
Após uma viagem de exploração para cidades menores, eles decidiram se estabelecer em Joinville (SC). Consideram o local um ponto estratégico que os possibilitaria crescer entre as capitais dos dois estados, Paraná e Santa Catarina. Venderam seus carros, compraram um balcão de 200 m² e duas kombis velhas e, assim, fundaram a Ecoville. Inicialmente, enfrentaram dificuldades financeiras, gastaram mais 70% da renda familiar abrindo a empresa na inocência de que o retorno seria rápido. Em seis meses de negócio, ficaram sem dinheiro até para aluguel e acabaram dormindo no galpão onde armazenavam os produtos e as kombis que utilizavam nas vendas. Entenderam que precisariam estudar sobre empreendedorismo para sair daquela situação e realizar o sonho de serem a “Natura” dos produtos de limpeza. Foram atrás de palestras, workshops e programas de gestão e conseguiram dar a volta por cima. Em um árduo processo de dois anos tentando se restabelecer, a empresa expandiu seu alcance ao construir uma cartela de 300 revendedores dos produtos da marca.
Em 2012, a Ecoville deu um passo importante ao abrir sua primeira loja de varejo em um conceito de “supermercado dos produtos de limpeza” e, já no primeiro ano de funcionamento, conseguiram expandir para 7 lojas próprias. Quando chegou 2016, a empresa aderiu ao franchising e iniciou a expansão para outras regiões do Brasil.
O sucesso da Ecoville serviu de inspiração para outras franqueadoras, que buscaram a ajuda dos irmãos Leandro e Leonardo Castelo para ampliar suas operações. Isso culminou na criação da holding de franquias 300 Franchising Ecossistema de Alto Impacto, uma das maiores do país. Ao longo dos anos, Leandro e Leonardo foram reconhecidos como Empreendedores Endeavor e também receberam o prêmio Empreendedor do Ano da Ernst & Young Entrepreneur. Além disso, eles compartilharam sua história de sucesso no livro “Sonhe, Acredite, Faça”, da Editora Gente.
Com o crescimento acelerado da holding nos últimos anos, os fundadores da marca precisaram delegar parte do controle da Ecoville. Isso levou à entrada de Cristiano Corrêa, um franqueado que se destacou pelo desempenho de sua unidade em Itapema (SC), eleita a melhor da rede por quatro anos consecutivos. Em 2022, Corrêa aceitou o convite dos irmãos Castelo para assumir o cargo de CEO da rede de produtos de limpeza, enquanto continua a operar a unidade em Itapema (SC).
De franqueado a CEO
Cristiano Corrêa, natural de Santa Cruz do Sul (RS), é um exemplo de resiliência e superação no mundo dos negócios. Aos 43 anos, ele construiu uma trajetória empreendedora impressionante, enfrentando desafios desde a sua infância.
Sua jornada profissional iniciou aos 12 anos, quando começou a trabalhar como panfleteiro para uma loja de artigos gerais. Aos 13 anos, sua mãe, que tinha experiência no ramo de calçados, decidiu abrir sua própria loja. No entanto, por falta de conhecimento em empreendedorismo, a loja enfrentou dificuldades financeiras e acabou fechando. A família passou por momentos difíceis, vendendo a casa para pagar dívidas e morando de aluguel. Nessa época, seu pai deixou o emprego para empreender na construção civil, e Cristiano, como filho mais novo, o ajudou como ajudante de pedreiro. Infelizmente, a empresa de construção também enfrentou problemas e fechou, deixando a família sem renda e morando de favor no porão de uma tia.
Cristiano continuou apoiando seu pai em empreendimentos subsequentes, como uma serralheria e uma padaria, todos sem sucesso. Aos 17 anos, seu pai montou uma serraria, e toda a família se uniu para trabalhar no negócio, que chegou a ter 15 funcionários. A serraria estava indo bem, até que um incêndio destruiu tudo, incluindo uma carga de exportação valiosa. A tragédia não só afetou o negócio, mas também levou seu pai a um infarto duplo e 45 dias na UTI.
Com a empresa falida e desempregados, a família precisou morar de favor com outra parente. Cristiano, então com 18 anos, se alistou no exército, buscando segurança financeira. Após mais de três anos na corporação, decidiu deixar o exército quando o batalhão em que estava foi transferido para outra cidade.
Desempregado, Cristiano conseguiu emprego em uma concessionária de pedágio, onde progrediu rapidamente, em cerca de 3 meses, foi para o centro de operações e depois de um ano se tornou coordenador da área, sendo sua primeira experiência efetiva de gestão. Pelo seu bom desempenho, foi convidado pela empresa a fazer um curso de auditoria interna. No entanto, ele ainda não estava satisfeito com sua carreira e decidiu ser representante de vendas com seu irmão, mesmo ganhando prêmios de vendas, percebeu que não era o que realmente gostaria de fazer. “Eu não soube lidar com vendas, não consegui me adaptar. Não tinha maturidade para lidar com as oscilações de remuneração. Resolvi então largar o trabalho e ir atrás de um emprego com salário fixo”, conta Corrêa.
Cristiano, então, conseguiu trabalho em uma multinacional de tabaco, onde começou como funcionário de chão de fábrica e, posteriormente, foi promovido a auditor interno. Ele estudou engenharia mecânica para subir de cargo na empresa, mas essa dedicação o levou a passar longos períodos longe de sua família.
Apesar dos sacrifícios, conseguiu galgar um crescimento profissional, ele progrediu de processos para contabilidade industrial, tornou-se analista de gestão e, eventualmente, assumiu a responsabilidade por todo o estado de Santa Catarina. Cristiano também investiu em sua educação e especialização, principalmente em gestão. Ele se tornou assessor da diretoria, lidando com orçamentos, estratégias, decisões e indicadores de consumo, acumulando uma vasta experiência profissional ao longo de sua carreira.
Durante esse tempo, ele perdeu contato com seu pai por 4 anos, que havia se mudado para o Mato Grosso do Sul. Em 2011, recebeu a notícia de que seu pai estava na UTI e o visitou duas vezes antes de seu falecimento. Na época, Cristiano encontrou uma agenda de negócios planejados por seu pai para cada um de seus três filhos, o que o fez refletir sobre o espírito empreendedor de seu pai.
Em 2014, quando sua esposa, grávida de sua primeira filha, deixou o emprego para empreender, inicialmente Cristiano relutou em ajudá-la, no entanto, eles se tornaram franqueados da Ecoville abrindo sua unidade em Itapema (SC), realizando o sonho do casal de morar na praia. O desempenho de Cristiano como franqueado da Ecoville chamou a atenção dos irmãos Leandro e Leonardo Castelo, fundadores da rede. Eles o convidaram para se tornar CEO da marca com a oferta de participação no quadro societário da empresa.
Hoje, Cristiano Corrêa é CEO da Ecoville, lidera várias outras marcas e administra duas unidades próprias, uma da Ecoville e outra da Vertex. Seu trabalho também inclui a gestão da 300 Gestão, que oferece uma abordagem inovadora para o mercado de franquias.