O segredo de quem vende mais está nas técnicas usadas para atender o cliente. Todo mundo vende o tempo todo. Alguém criou, alguém vendeu e alguém comprou. O artista precisa vender shows, o cineasta vende história, a lavanderia vende serviços, o jogador vende imagem e competência. Não existe negócios ou empresas sem vendas. Isso vale para qualquer ramo, mercado, nicho ou atividade que gera rendas, negócios, empregos, lucros ou qualquer tipo negociação.
Existe uma frase que muitos falam “eu não nasci para vendas”, onde as pessoas usam como defesa, insegurança e medo, porque não importa a profissão, todos nós vendemos o tempo todo. Talvez essas pessoas não tenham o “carisma” de empreendedorismo para montar um negócio. “Todo empreendedor de sucesso é um vendedor por excelência, porque já cria o negócio visibilizando o resultado final das vendas”, afirma a especialista Sheyla Costa (*).
Ter sucesso como empresário ou empreendedor, além de criar o negócio é necessário ter espírito de vendedor, porque a primeira venda é para si mesmo. Um dos primeiros erros é pensar que um bom vendedor é aquela pessoa que tem a habilidade de convencer qualquer um a qualquer momento. A verdade é que, venda é conhecimento, técnica e resiliência, sempre se colocar no lugar de quem está comprando.
Você se pergunta: quero montar um negócio, ser um empreendedor, criar uma marca ou produto, mas, será que sou um bom vendedor? A resposta é que não é preciso ter um dom para ser um ótimo vendedor, as características e habilidades podem ser aprimoradas com o tempo. O segredo é desenvolver e evoluir no conhecimento e qualidades certas.
Para vender uma imagem, marca ou produto, não importa qual segmento, desde profissionais liberais, autônomos, pequenos negócios, médico, advogado, dentista, corretor, indústrias, comércio em geral ou negócios online, qualquer ramo de atividade que venda imagem, serviço, produto ou marca, alguns itens são importantes e um dos principais é o relacionamento. Todo o sucesso está em como quem vende se relaciona com quem compra.
Nesse tempo de pandemia, muitas coisas mudaram para melhor, referente ao atendimento ao cliente e quem atende melhor vende mais. Nesse período de reclusão, a maioria aproveitou o tempo para se reciclar e aprender mais técnicas de atendimento. Sheyla Costa que trabalha há mais de 15 anos com consultoria, gestão e treinamento de vendas, para equipes de grandes, médias e pequenas empresas, destaca as cinco principais técnicas para o sucesso de vendas em qualquer negócio:
- Crie um vínculo – Para vender mais e melhor, é preciso gostar de lidar com pessoas e entender as necessidades delas. “A venda deve ser uma parceria com o cliente”. Entenda o cliente e como ele se comunica para criar esse vínculo. Isso cria identificação e credibilidade. A ideia não é copiar a forma como o cliente fala, mas acompanhar seu ritmo e criar uma conexão. Se a pessoa chega falando baixo, por exemplo, o vendedor muito expansivo pode fazê-la se sentir desconfortável.
- Não minta, fale sempre a verdade – Este também já é um mandamento das vendas. Mentir para o cliente pode ser fatal não só para aquela venda, mas para o negócio. O vendedor ideal não é aquele que “falsamente elogia o cliente na porta do provador de roupas, dizendo que a peça ficou excelente quando ela mal serviu”. Isso é um erro. Fale a verdade, seja sincero e conquistará o cliente para sempre.
- Personalize o atendimento – Quem trabalha com um fluxo grande de clientes, tem mais dificuldade em personalizar o atendimento. o mínimo é tentar lembrar o nome e sempre tratar como única pessoa. “É importante porque mostra a atenção que é dada ao cliente”.
As pessoas são diferentes, não podem ser atendidas iguais. Tem as pessoas sérias de poucas palavras, as risonhas, as deprimidas, as dramáticas, por telefone ou pessoalmente, em pouco tempo você consegue descobrir a personalidade pelo tom de voz e ritmo das palavras.
- O cliente tem razão – Um dos pilares do atendimento eficiente é acompanhar o ritmo do cliente e evitar discordar dele. “É possível não concordar sem bater de frente”. Quando o cliente fala que não gosta do produto, serviço ou marca, por exemplo, não precisa concordar. “Basta dizer que nem sempre existe unanimidade em tudo, mas que pode fazer o máximo para atender bem”. Isso já conquista a confiança.
- Fidelize o consumidor – Vender melhor inclui fidelizar o consumidor e conquistar para voltar. “O cliente volta quando encontra o que procurava”. O próximo passo para conquistar o seu público é investir em um atendimento impecável. Tão importante quanto a própria venda é o acompanhamento no pós-venda. “Telefone ou mande um e-mail para saber se o produto atendeu as expectativas. Atendimento por excelência, trata cada um como único e acompanha as datas importantes, principalmente de aniversário”.
Lembrando que essas dicas valem para qualquer tipo de negócio, seja físico ou online. Outra coisa muito importante: “Se você já tem um negócio, seja qual for o segmento e não está indo bem, repense como está seu atendimento, como os seus funcionários ou representantes estão atendendo os seus consumidores, isso diz muito sobre o sucesso do seu negócio.
Para quem deseja ingressar no mercado, já inclua no perfil a meta do atendimento por excelência. As empresas, produtos, marcas e serviços, que melhores atendem seus consumidores, são naturalmente as que estão no topo”, complementa Sheyla Costa.
(*) – É especialista em atendimento personalizado, ex-vice-presidente do Comitê de Atendimento da AMCHAM Goiânia, é colunista na BandNews e atua há mais de 15 anos em gestão de pessoas, consultoria e treinamento para equipes em grandes empresas nacionais e do mercado de luxo (www.sheylacosta.com.br).