Ana Vasconcellos (*)
Na vida pessoal, estamos acostumados com imediatismo, eficiência, praticidade e segurança quando pagamos contas ou administramos nossas finanças. Mas isso nem sempre é verdade para as pequenas empresas, um segmento no qual a capacidade de gerenciar as finanças de forma fácil e segura é cada vez mais importante para o sucesso do negócio. Felizmente, a inovação digital está reduzindo essa disparidade.
A digitalização está permitindo que as micro e pequenas empresas (MPEs) façam e recebam pagamentos com mais rapidez e segurança do que nunca; além disso, está mudando drasticamente como os empresários iniciam e administram seu negócio. As pequenas empresas são vitais para nossa economia global e representam 90% das empresas e mais de 50% dos empregos em todo o mundo.
Em 2023, a “consumerização das finanças empresariais” ajudará a pequena empresa a enfrentar as pressões e oportunidades de um ambiente econômico de incertezas. Para este ano, compartilho cinco tendências que consideramos fundamentais para a pequena empresa em 2023.
- – Poderão vencer a disputa por talentos com o coração – As pequenas empresas têm desvantagens inerentes para atrair os melhores talentos: a falta de uma academia própria, cafeteria que oferece refeições grátis ou transporte ou estacionamento para funcionários.
Mas elas podem e devem competir de outras formas — por exemplo, oferecendo mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal e um maior senso de propósito pessoal, duas qualidades que, segundo pesquisa da Gallup, profissionais em busca de uma colocação consideram quase tão importantes quanto salários e benefícios1.
As MPEs devem fazer com que cada ponto de contato com talentos — seu site, mídia social, materiais de marketing — resulte em uma experiência pessoal, profissional e otimizada para refletir seus valores. Depoimentos de clientes, histórias de colaboradores, etc., ajudarão a MPE a se diferenciar de grandes e pequenos concorrentes, e a atrair um banco de talentos bastante competitivo.
- – A eliminação da disparidade na equidade digital contribuirá para a competitividade da MPE – O Fórum Econômico Mundial prevê que 70% do novo valor criado nesta década será baseado em tecnologias habilitadas digitalmente. Com os meios de sustento e bem-estar cada vez mais dependentes da participação na economia digital, essa rápida transição pode oferecer oportunidades a todos, em todos os lugares.
Precisamos incluir as pequenas empresas na conversa para que as pessoas paguem de forma conveniente, fácil e segura, e para que as empresas alcancem novos clientes, operem com mais eficiência e cresçam. Isso também tornará as empresas mais resilientes a uma recessão econômica, pandemia ou outro grande choque externo.
Vale destacar que nos primeiros dias da pandemia, em 2020, a Visa estabeleceu a meta de habilitar digitalmente 50 milhões de micro e pequenas empresas até o final de 2023 para ajudá-las no processo de recuperação. Tenho a satisfação de informar que já ajudamos a habilitar digitalmente mais de 40 milhões de MPEs.
- – As MPEs deverão priorizar a confiança e a segurança – As pequenas empresas são, por sua proximidade, orientação para a comunidade e acessibilidade, as instituições mais confiáveis em países como os EUA. Segundo pesquisa da Gallup, 68% dos entrevistados qualificam as pequenas empresas como dignas de confiança, enquanto 17% dizem o mesmo das grandes empresas.
No entanto, a confiança é um ativo frágil que precisa ser cultivado. Visto que as consequências de uma falha de segurança podem ser bastante duradouras, essa percepção de vulnerabilidade faz com que um ataque cibernético represente um risco significativamente maior para a MPE.
Para se proteger e proteger seus clientes, a MPE devem adotar a tecnologia de segurança correta. Pagamentos tokenizados e o uso de EMV®3-D Secure e outros padrões de autenticação da indústria de pagamentos podem ajudar a reduzir a fraude, pois protegem o ambiente de pagamento online e presencial.
- – Adotar uma abordagem de 360 graus para a digitalização será fundamental para a MPE – Para aproveitar todos os benefícios do comércio digital, a forma como uma pequena empresa paga seus vendedores, fornecedores e parceiros é tão importante quanto sua forma de receber pagamentos dos clientes. Os pagamentos dos consumidores talvez recebam mais atenção, mas já existem soluções digitais que facilitam a automação e o rastreamento dos pagamentos aos parceiros que ajudam a manter as pequenas empresas funcionando.
Em 2023, acredito que veremos as MPEs se adaptando à “consumerização dos pagamentos B2B”. As MPEs continuarão se preparando para vender e receber pagamentos online, mas também buscarão adotar ferramentas e aplicativos financeiros para facilitar seu trabalho em áreas como planejamento, fluxo de caixa, elaboração de propostas, controle de despesas, apuração de impostos, etc. À medida que esses aplicativos forem ficando mais integrados, o pequeno empresário terá tudo o que precisa para administrar seu negócio na palma da mão.
- – Ter agilidade será fundamental em (mais) um ano de incertezas – Assim como em 2022, inflação alta, limitações de mão de obra e desafios da cadeia de suprimentos serão dificuldades presentes na vida das MPEs e de todas as empresas em 2023. As MPEs precisarão ser ágeis para ter sucesso.
Segundo pesquisa da Visa, 86% dos líderes de pequenas empresas apontam a incerteza econômica como um dos fatores de stress mais comuns. Tecnologias como computação na nuvem, inteligência artificial (IA) e ferramentas financeiras digitais podem ajudar a MPE a administrar as incertezas. Embora pareça algo distante, pesquisas recentes mostraram que 44% dos líderes de pequenas empresas pesquisados estão integrando IA, preparando-se para ela ou seguindo de perto a tendência.
Ainda é cedo, mas mal posso esperar para ver a IA do ChatGPT sendo aplicada a cenários reais da MPE. Tudo isso pode parecer atordoante, mas é importante sabermos que credenciadores e facilitadores de pagamento especializados em atender as necessidades específicas da pequena empresa estão aí para ajudar a tornar esse processo mais fácil.
Como empresa que habilita pagamentos digitais em mais de 80 milhões de estabelecimentos comerciais em todo o mundo, a Visa tem um compromisso de longo prazo e inabalável com a pequena empresa. Não há dúvida de que a pequena empresa tem oportunidades enormes para crescer e aumentar a resiliência de suas operações em 2023, por mais previsível ou imprevisível que seja o novo ano.
(*) – É líder da área de pequenos negócios para a Visa América Latina e Caribe (https://www.visa.com.br/).