16 views 8 mins

Cinco áreas em alta para ingressar na carreira de Marketing

em Manchete Principal
terça-feira, 26 de novembro de 2024

O marketing evolui a cada dia, acompanhando a rápida transformação digital e o comportamento dos consumidores. Em um cenário em que o engajamento e a experiência personalizada tornaram-se essenciais, diferentes vertentes do marketing têm ganhado espaço e se mostram fundamentais para empresas que buscam destaque no mercado.

Conversamos com Ricardo Leão e Ti Bernardes, líderes da Agência MAK, uma das principais empresas do segmento de live marketing, criação, trade marketing e endomarketing do país, para entender melhor quais são as principais áreas para quem quer ingressar e se destacar na carreira de marketing.

  1. – Live Marketing – Também chamado de marketing de experiência, tem conquistado relevância ao propor eventos e ativações que criam uma conexão mais profunda entre o consumidor e a marca. Em vez de campanhas tradicionais e passivas, as estratégias de live marketing buscam proporcionar vivências marcantes, como convenções e ações de guerrilha, que promovam a interação emocional do público.

Personalizar cada evento de acordo com o perfil da marca e do consumidor é essencial para fortalecer o relacionamento e aumentar a fidelização. O cenário atual do live marketing, tanto no mundo quanto no Brasil, passou por mudanças significativas após a pandemia de COVID-19, essa crise impactou profundamente as estratégias de marketing, forçando as empresas a se adaptarem rapidamente às novas realidades e necessidades dos consumidores”.

As empresas que contratam serviços de live marketing buscam conectar seus consumidores a suas marcas por meio de experiências, eventos e materiais personalizados, utilizando meios digitais para potencializar suas ações. Para trabalhar nesse setor, é importante ter conhecimentos em Marketing, mas também em Publicidade.

  1. – Marketing Empresarial (B2B) – Diferente do B2C (business to consumer), o marketing empresarial ou B2B (business to business) se volta para a criação de estratégias voltadas à negociação e venda de produtos e serviços entre empresas.

Esse segmento se concentra em atrair clientes corporativos de médio e grande porte, exigindo uma abordagem mais técnica e orientada às necessidades do mercado. É uma área que combina relacionamento e prospecção de longo prazo, ideal para profissionais que gostam de soluções personalizadas e têm habilidade para gerenciar parcerias de grande valor.

Essa área atende setores altamente competitivos e exigentes, como bebidas, tecnologia e alimentício, por isso é necessário ter a capacidade de entender e solucionar demandas complexas é o que diferencia o trabalho. Ao focar em grandes players de cada setor, uma agência de marketing se consolida como parceira estratégica, oferecendo soluções robustas e especializadas para esses clientes.

  1. – Trade Marketing – É uma área voltada a otimizar a relação entre marcas e pontos de venda, com o objetivo de aumentar a presença e a visibilidade dos produtos no varejo. A estratégia de trade marketing vai além da venda direta ao consumidor e concentra-se em promover a marca junto aos distribuidores e varejistas.

A atuação abrange desde a criação de materiais promocionais até ações que melhoram a experiência de compra, incentivando o cliente final a optar pelo produto no ponto de venda. Essa área é ideal para profissionais que têm habilidades em negociação e análise de mercado, além de um bom entendimento das dinâmicas do varejo.

A principal demanda de clientes em trade marketing é o desenvolvimento de estratégias personalizadas que impactem diretamente o ponto de venda, aumentando o engajamento e a performance dos produtos junto ao consumidor final e que faça esse produto se destacar entre os demais encontrados nas prateleiras.

  1. – Inbound Marketing – Ou marketing de atração, oferece um caminho menos invasivo e mais orgânico para atrair clientes, utilizando conteúdos relevantes e de valor para despertar o interesse e fidelizar o público. Em contraste com o marketing tradicional, o inbound foca na criação de soluções que eduquem e engajem os consumidores, desde blogs e SEO até redes sociais e automação de marketing.

Essa abordagem favorece a construção de um relacionamento a longo prazo com o cliente, estabelecendo confiança e credibilidade ao longo de cada etapa da jornada de compra. A MAK contratou recentemente uma equipe de cinco especialistas em inbound e comunicação, com o objetivo de fortalecer a presença da nossa marca no digital e expandir nosso alcance.

É uma área dentro do marketing que está cada vez mais sendo requisitada e criando alta demanda de profissionais para o mercado. Com essa abordagem, quem trabalha nessa área tem a responsabilidade de promover engajamento dos clientes e o impacto de suas campanhas, adotando estratégias de inbound para fortalecer a presença digital e o relacionamento com o público.

  1. Marketing Digital – É uma das áreas mais dinâmicas e em crescimento dentro do marketing, é essencial para qualquer empresa que queira se destacar em um ambiente cada vez mais digital. Essa vertente inclui desde otimização para mecanismos de busca (SEO) e campanhas pagas em redes sociais até e-mail marketing e análise de dados.

O marketing digital permite que as marcas se conectem de forma mais personalizada e direta com seu público-alvo, oferecendo insights imediatos que ajudam na tomada de decisões estratégicas. É uma área ideal para quem tem interesse em tecnologia e gosta de trabalhar com métricas e performance.

O mercado de marketing exige cada vez mais inovação e capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança. No marketing, há diversas possibilidades, é essencial que essa pessoa tenha um DNA de inovação, curiosidade e que também tenha habilidades de gestão e métricas de resultados.

Fonte e mais informações: (https://agenciamak.com.br/).