153 views 2 mins

Atacado paulista gera empregos pelo 5º mês consecutivo e evidencia reação do setor

em Manchete Principal
segunda-feira, 23 de outubro de 2017
Entre as dez atividades pesquisadas, o destaque positivo ficou por conta dos segmentos de produtos farmacêuticos e higiene pessoal (3,2%).

Entre as dez atividades pesquisadas, o destaque positivo ficou por conta dos segmentos de produtos farmacêuticos e higiene pessoal (3,2%).

O mercado de trabalho do comércio atacadista no Estado de São Paulo consolidou seu processo de reação ao registrar pelo quinto mês consecutivo saldo positivo de empregos. Em agosto, foram abertos 1.868 postos de trabalho, resultado de 15.489 admissões e 13.621 desligamentos. Observando a movimentação de vagas apenas nos meses de agosto, nota-se que o desempenho de 2017 é o melhor desde 2014 e supera o registrado em 2016 em 742 vagas.
Com isso, o setor encerrou o mês com estoque total de 496.606 trabalhadores formais. No saldo acumulado de janeiro a agosto, foram abertos 4.664 empregos formais, e em 12 meses, foram 2.488 novas vagas. Os dados são da Pesquisa de Emprego no Comércio Atacadista do Estado, realizada mensalmente pela FecomercioSP com base nos dados do Caged e das informações sobre movimentação declaradas pelas empresas do atacado paulista.
Entre as dez atividades pesquisadas em agosto, o destaque positivo ficou por conta dos segmentos de produtos farmacêuticos e higiene pessoal (3,2%) e alimentos e bebidas (1,7%), que apresentaram as maiores taxas de crescimento no estoque de empregos na comparação com o mesmo mês de 2016. Os piores desempenhos foram vistos em materiais de construção, madeira e ferramentas (-2,1%) e máquinas de uso comercial e industrial (-1,2%).
Com relação às ocupações no setor, em agosto, vendedores e embaladores foi a que apresentou o maior ganho de vagas (466 vagas). Em segundo lugar ficaram os embaladores e alimentadores de produção (253 vagas). No saldo acumulado de 12 meses, as funções com maior número de vagas abertas foram: vendedores e demonstradores (2.437 vagas) e embaladores e alimentadores de produção (1.771 vagas).
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o dado de agosto ratifica o processo de reação do mercado de trabalho do atacado paulista, já observado no mês de julho. Mesmo estando abaixo da geração de vagas do mês passado, ressalta-se que quase 2 mil vagas com carteira assinada foram geradas – um número importante, que reflete crescimento de 0,4% no estoque de vínculos formais (AI/FecomercioSP).