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As previsões para o setor de Tecnologia de Informação em 2023

em Manchete Principal
quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Gustavo Leite (*)

  1. – GSIs para capitalizar a inovação na nuvem – A adoção generalizada da nuvem desencadeou um ritmo acelerado de inovação em todo o setor de TI, preparando o terreno para que os GSIs ampliem seus recursos e tenham um assento importante na mesa no novo ano.

Os provedores de nuvem continuam inovando em um ritmo vertiginoso e, como resultado, as organizações estão lutando para acompanhar os desenvolvimentos mais recentes. Para acompanhar os concorrentes em suas jornadas de transformação da nuvem, as empresas buscarão influenciadores externos com experiência, conhecimento e conexões para ajudar a implementar estratégias transformacionais de TI em suas organizações em tempo hábil.

Com sólida reputação na indústria e com a experiência para apoiá-la, os GSIs desempenharão um papel maior no fornecimento de consultoria estratégica e recursos de serviços para capacitar seus clientes a escolher as soluções certas com custo otimizado e projetar arquiteturas modernas bem-sucedidas. Em 2023, os GSIs estão bem posicionados para intensificar e ajudar as organizações a capitalizar suas iniciativas de nuvem.

  1. – MSPs, soluções autônomas para preencher a crescente lacuna de habilidades cibernéticas – Devido aos níveis crescentes de ameaças cibernéticas nos últimos anos, muitos profissionais de segurança cibernética estão se sentindo sobrecarregados e até mesmo deixando o setor – criando uma lacuna nas habilidades de segurança cibernética e deixando as empresas vulneráveis.

Além da lacuna de 2,72 milhões de pessoas hoje, uma nova pesquisa mostra que um terço dos profissionais de segurança cibernética está pensando em deixar seus cargos nos próximos dois anos devido ao estresse e esgotamento, aumentando a lacuna de talentos. Com um aumento significativo na demanda por habilidades cibernéticas combinadas com a escassez de trabalhadores qualificados, as organizações procurarão soluções alternativas para ajudar a preencher a lacuna – incluindo MSPs.

Imagem: SergeyNivens_CANVA

Com o aumento da demanda para fornecer às organizações proteção de dados gerenciados, os MSPs procurarão aumentar a eficiência implantando soluções autônomas que utilizam IA/ML para fornecer gerenciamento de dados que é autorrecuperável e auto-otimizado, eliminando algumas das tarefas manuais do dia a dia. tarefas.

Em 2023, procure MSPs para ajudar a preencher a escassez de talentos em segurança cibernética implementando soluções autônomas de gerenciamento de dados para garantir que os dados de seus clientes estejam sempre disponíveis e resilientes contra ransomware e outras ameaças cibernéticas.

  1. – Parceiros para assumir a complexidade multinuvem – As empresas estão adotando cada vez mais arquiteturas multinuvem devido à necessidade de maior agilidade e flexibilidade para oferecer suporte à inovação em toda a empresa. De acordo com dados recentes, 89% dos tomadores de decisão globais de nuvem têm uma estratégia multinuvem.

E embora as empresas agora possam rastrear, gerenciar e provisionar dados em nuvem em um único local com ferramentas de gerenciamento de dados em nuvem, elas ainda precisam gerenciar relacionamentos com vários provedores de nuvem, o que pode ser demorado e complexo. Em 2023, as organizações procurarão transferir essa responsabilidade para os parceiros de canal para ajudar a simplificar o processo e ter uma pessoa a quem recorrer para tudo relacionado à multinuvem.

Os parceiros estão preparados para desempenhar um papel crítico como consultores confiáveis, ajudando seus clientes a evoluir e se adaptar com sucesso em suas jornadas multinuvem, permitindo que eles modernizem as cargas de trabalho e minimizem os custos. Com parceiros fornecendo orientação estratégica e experiência, as organizações podem colher com sucesso os benefícios associados à multinuvem e obter controle de seus dados, eliminando parte da carga.

Imagem: SergeyNivens_CANVA
  1. – ‘Sourcing’ (‘Agrupadores globais’) para se tornar um papel cada vez mais importante do canal – À medida que os fatores geopolíticos pressionam as cadeias de suprimentos globais, as empresas acham cada vez mais difícil especificar – e adquirir – equipamentos para suas próprias arquiteturas de TI personalizadas, pois procuram equilibrar suas cargas de trabalho na nuvem e no local.

Fornecedores globais que agrupam software e hardware e provedores de serviços em nuvem estão melhor preparados para enfrentar essa tempestade devido ao seu maior poder de compra. Como resultado, o papel de fornecimento de equipamentos e soluções disponíveis se tornará muito mais importante para os revendedores em 2023.
Para serem bem-sucedidos, eles precisarão oferecer alternativas práticas, acessíveis e, o mais importante, disponíveis para seus clientes enquanto ajudando-os a navegar cuidadosamente em seus ambientes locais e multinuvem. Isso significa familiarizar-se com os dispositivos e ofertas baseadas em nuvem de seus fornecedores e garantir comunicações constantes com eles sobre seus níveis de estoque.

  1. – Os serviços de valor agregado precisarão evoluir ainda mais à medida que a “SaaSificação” continuar a se incorporar – Os serviços de valor agregado têm sido historicamente a chave para a obtenção de lucro para a maioria dos revendedores, mas a marcha implacável em direção à “SaaSificação” leva uma mordida maior do mercado a cada ano.

Como os negócios tradicionais continuam em declínio – 28 empresas saíram da Fortune Global 2000 este ano – eles estão sendo substituídos por empresas mais jovens nascidas na nuvem e que estão mais inclinadas à adoção de SaaS. Como essa tendência continua em 2023, os revendedores precisarão fornecer serviços mais estratégicos além do gerenciamento contínuo, à medida que a marcha em direção ao SaaS continua.

(*) – É vice-presidente LATAM da Veritas Technologies.