Segundo pesquisa recente divulgada pela International Data Corporation (IDC), a maioria das organizações experimentará uma mudança notável no peso dos investimentos em tecnologia na implementação de Inteligência Artificial (IA) e na adoção de produtos/serviços melhorados por ela, fazendo com que os gastos mundiais em soluções de IA cheguem a um crescimento de mais de US$ 500 bilhões em 2027.
“Embora as previsões globais indiquem um aumento significativo nos investimentos em inteligência artificial (IA), no Brasil, o número de empresas que conseguem capturar retornos tangíveis de suas iniciativas em IA ainda é um restrito”, afirma Ricardo Villaça, CEO da DLR Inteligência Artificial. De acordo com ele, a ineficácia de alguns investimentos pode ser atribuída, em parte, à pressa em implementar soluções rapidamente para obter vantagem competitiva e satisfazer expectativas internas e do mercado.
O especialista ressalta que essa abordagem pode levar a erros repetidos, aumentando a complexidade operacional e causando insatisfação interna. Além disso, para ele, outro fator contribuinte é a adoção de ferramentas ou soluções genéricas sem a necessária precisão analítica, resultando em baixa eficácia.
“O mercado se tornou mais complexo e há um protocolo a ser seguido para se obter os resultados desejados. Pode-se não gostar da palavra protocolo, mas é como na medicina e em diversos segmentos de mercado, seguindo o protocolo e realizando as “tropicalizações” necessárias, as chances de sucesso são bem maiores”, ressalta.
Diante deste cenário, Villaça elencou seis soluções primordiais que se destacam pela demanda significativa na aplicação de inteligência artificial (IA), visando impulsionar o dinamismo operacional e ampliar as receitas. Estas soluções são baseadas em uma análise de mais de 100 avaliações conduzidas pela DLR Inteligência Artificial. Confira:
- – Implementação de chatbots e assistentes virtuais para atendimento aos clientes – Embora existam diversas ferramentas disponíveis para a criação de chatbots básicos, muitas delas falham em entregar resultados efetivos, gerando inclusive problemas para as empresas. Para alcançar o sucesso, o chatbot precisa ser integrado a um processo de hiperpersonalização real, envolvendo toda a cadeia de negócios da empresa e se tornando parte essencial do funil de vendas.
- – Utilização de algoritmos de inteligência artificial para análise de dados e identificação de oportunidades de vendas – A modelagem de dados assume um papel crucial neste processo. O conhecimento profundo do problema a ser solucionado, a colaboração entre equipes multidisciplinares e o desenvolvimento de algoritmos com rigor matemático são elementos fundamentais para o sucesso da iniciativa.
- – Desenvolvimento de um sistema de CRM integrado com inteligência artificial para gerenciar o relacionamento com os clientes – A mera posse de um software de CRM não garante o sucesso na gestão do relacionamento com os clientes. É fundamental que o sistema esteja alinhado a uma política de relacionamento definida com base em processos de IA. O CRM não deve ser utilizado de forma empírica ou invasiva, sob risco de gerar insatisfação e prejudicar as vendas.
- – Automação do funil de vendas, utilizando inteligência artificial para identificar leads qualificados e personalizar o processo de vendas – A automação do funil de vendas, com o auxílio da inteligência artificial para identificar leads qualificados e personalizar a abordagem, é fundamental para otimizar o processo de vendas. É importante trabalhar todas as etapas do funil de forma estratégica e integrada, a fim de maximizar os resultados.
- – Implementação de uma plataforma digital de serviços para clientes, oferecendo uma experiência mais interativa e personalizada – No cenário atual, as plataformas digitais de serviços para clientes devem ser pautadas por princípios de digitalização, exponencialidade e inteligência. Essa tríade é essencial para oferecer uma experiência interativa e personalizada, capaz de fidelizar os clientes e gerar resultados positivos para o negócio.
- – Integração de ferramentas de inteligência artificial para análise de relatórios e comportamento do cliente – Essa solução contribui para uma compreensão mais precisa das necessidades e preferências do público, possibilitando a personalização de produtos, serviços e experiências, para impulsionar a fidelização e o crescimento do negócio.
No entanto, vale destacar que, para alcançar o sucesso com iniciativas de IA, a mera vontade ou as ferramentas adequadas não bastam. É fundamental contar com a expertise de um estrategista de IA, o envolvimento real do C-Level, a evolução constante do conhecimento e a interação colaborativa entre as áreas. Somente assim a empresa poderá se tornar uma super inteligência, ou “supermind”, como é conhecida nos EUA. – Fonte e mais informações: (https://www.iatransforma.com/).