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6 soluções para obter retornos tangíveis com iniciativas de Inteligência Artificial

em Manchete Principal
segunda-feira, 25 de março de 2024

Segundo pesquisa recente divulgada pela International Data Corporation (IDC), a maioria das organizações experimentará uma mudança notável no peso dos investimentos em tecnologia na implementação de Inteligência Artificial (IA) e na adoção de produtos/serviços melhorados por ela, fazendo com que os gastos mundiais em soluções de IA cheguem a um crescimento de mais de US$ 500 bilhões em 2027.

“Embora as previsões globais indiquem um aumento significativo nos investimentos em inteligência artificial (IA), no Brasil, o número de empresas que conseguem capturar retornos tangíveis de suas iniciativas em IA ainda é um restrito”, afirma Ricardo Villaça, CEO da DLR Inteligência Artificial. De acordo com ele, a ineficácia de alguns investimentos pode ser atribuída, em parte, à pressa em implementar soluções rapidamente para obter vantagem competitiva e satisfazer expectativas internas e do mercado.

O especialista ressalta que essa abordagem pode levar a erros repetidos, aumentando a complexidade operacional e causando insatisfação interna. Além disso, para ele, outro fator contribuinte é a adoção de ferramentas ou soluções genéricas sem a necessária precisão analítica, resultando em baixa eficácia.

“O mercado se tornou mais complexo e há um protocolo a ser seguido para se obter os resultados desejados. Pode-se não gostar da palavra protocolo, mas é como na medicina e em diversos segmentos de mercado, seguindo o protocolo e realizando as “tropicalizações” necessárias, as chances de sucesso são bem maiores”, ressalta.

Imagem: peshkov_CANVA

Diante deste cenário, Villaça elencou seis soluções primordiais que se destacam pela demanda significativa na aplicação de inteligência artificial (IA), visando impulsionar o dinamismo operacional e ampliar as receitas. Estas soluções são baseadas em uma análise de mais de 100 avaliações conduzidas pela DLR Inteligência Artificial. Confira:

  1. – Implementação de chatbots e assistentes virtuais para atendimento aos clientes – Embora existam diversas ferramentas disponíveis para a criação de chatbots básicos, muitas delas falham em entregar resultados efetivos, gerando inclusive problemas para as empresas. Para alcançar o sucesso, o chatbot precisa ser integrado a um processo de hiperpersonalização real, envolvendo toda a cadeia de negócios da empresa e se tornando parte essencial do funil de vendas.
  2. – Utilização de algoritmos de inteligência artificial para análise de dados e identificação de oportunidades de vendas – A modelagem de dados assume um papel crucial neste processo. O conhecimento profundo do problema a ser solucionado, a colaboração entre equipes multidisciplinares e o desenvolvimento de algoritmos com rigor matemático são elementos fundamentais para o sucesso da iniciativa.
  3. – Desenvolvimento de um sistema de CRM integrado com inteligência artificial para gerenciar o relacionamento com os clientes – A mera posse de um software de CRM não garante o sucesso na gestão do relacionamento com os clientes. É fundamental que o sistema esteja alinhado a uma política de relacionamento definida com base em processos de IA. O CRM não deve ser utilizado de forma empírica ou invasiva, sob risco de gerar insatisfação e prejudicar as vendas.
  4. – Automação do funil de vendas, utilizando inteligência artificial para identificar leads qualificados e personalizar o processo de vendas – A automação do funil de vendas, com o auxílio da inteligência artificial para identificar leads qualificados e personalizar a abordagem, é fundamental para otimizar o processo de vendas. É importante trabalhar todas as etapas do funil de forma estratégica e integrada, a fim de maximizar os resultados.
  5. – Implementação de uma plataforma digital de serviços para clientes, oferecendo uma experiência mais interativa e personalizada – No cenário atual, as plataformas digitais de serviços para clientes devem ser pautadas por princípios de digitalização, exponencialidade e inteligência. Essa tríade é essencial para oferecer uma experiência interativa e personalizada, capaz de fidelizar os clientes e gerar resultados positivos para o negócio.
  6. – Integração de ferramentas de inteligência artificial para análise de relatórios e comportamento do cliente – Essa solução contribui para uma compreensão mais precisa das necessidades e preferências do público, possibilitando a personalização de produtos, serviços e experiências, para impulsionar a fidelização e o crescimento do negócio.
Imagem: DKosig_CANVA

No entanto, vale destacar que, para alcançar o sucesso com iniciativas de IA, a mera vontade ou as ferramentas adequadas não bastam. É fundamental contar com a expertise de um estrategista de IA, o envolvimento real do C-Level, a evolução constante do conhecimento e a interação colaborativa entre as áreas. Somente assim a empresa poderá se tornar uma super inteligência, ou “supermind”, como é conhecida nos EUA. – Fonte e mais informações: (https://www.iatransforma.com/).