Nova pesquisa de mercado encomendada pela IBM revelou que a adoção global de Inteligência Artificial (IA) cresceu de forma constante em todo o mundo, com 41% das empresas no Brasil indicando que implementaram ativamente a tecnologia. Isso ressalta ainda mais que o crescimento da IA está prestes a acelerar à medida que continua a amadurecer, tornando-se mais acessível e fácil de implementar.
Outros dados da Global AI Adoption Index 2022, conduzido pela Morning Consult para IBM, revelou que esse crescimento se deve ao fato das empresas reconhecerem o valor da IA à medida que estão emergindo dos desafios da pandemia e investindo em sua transformação digital, enquanto enfrentam escassez de talentos e habilidades.
No Brasil, a adoção está sendo impulsionada por avanços que tornam a IA mais acessível às empresas (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%).
Pela primeira vez, o relatório também perguntou às empresas sobre seus planos de incorporar a IA em suas iniciativas de sustentabilidade e descobriu que essa tecnologia está pronta para desempenhar um papel significativo nessa área. Como exemplo, 66% dos profissionais de TI no Brasil indicaram que, para acelerar suas iniciativas ESG, sua empresa está implementando IA ou tem planos de fazê-lo.
Descobertas notáveis do “Global AI Adoption Index 2022” incluem:
. A adoção da IA está em constante crescimento – Hoje, 41% das empresas no Brasil relatam que usam IA em suas operações comerciais e 34% das empresas relatam que estão explorando o uso de IA. Atualmente, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses. Além disso, 60% indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da IA por meio de sua incorporação em processos e aplicativos.
. Definir dados claros e estratégias de IA é fundamental para uma implementação horizontal – Uma explicação importante para a adoção gradual da IA é a necessidade de implementar uma estratégia de gerenciamento de dados bem-sucedida. De acordo com o estudo, na América Latina, garantir a segurança da informação é considerado a parte mais difícil da estratégia de gestão de dados de uma organização, independentemente do seu porte.
- Os profissionais de TI da América Latina que atualmente exploram a IA são mais propensos a identificar desafios de gerenciamento de dados para sua empresa, com mais da metade dizendo que é difícil garantir a segurança dos dados (51%) e governança, conformidade e privacidade (50%).
- Atualmente, 43% das empresas brasileiras que exploram ou implementam IA têm uma estratégia holística. Apenas 10% têm planos focados em casos de uso limitados ou específicos.
. A automação está ajudando a resolver as lacunas de habilidades e a escassez de mão de obra – Mais do que custos, falta de ferramentas, complexidade de projetos ou dados, habilidades limitadas de IA, experiência ou conhecimento continuam sendo a maior barreira para a adoção de IA na América Latina.
Ao mesmo tempo, a IA também está ajudando as organizações a lidar com a escassez de habilidades, por exemplo, automatizando tarefas para trabalhadores qualificados para que possam ser mais produtivos ou usando aprendizado assistido por IA. 41% dos profissionais de TI no Brasil indicam que suas organizações estão treinando e retreinando seus funcionários para trabalhar em conjunto com novas ferramentas/softwares de automação e IA.
Além disso, 40% dizem que seus funcionários estão felizes em trabalhar nele e 26% mencionam que seus os funcionários já estão economizando tempo. Por fim, quase uma em cada quatro empresas na América Latina vê melhorias na redução da escassez de mão de obra e qualificação em seus departamentos de TI.
. Uma ênfase crescente na confiança, mas poucas ações concretas – O estabelecimento de práticas de IA confiáveis e responsáveis anda de mãos dadas com a maturidade da IA, pois quanto maior a probabilidade de uma empresa ter implantado a IA, maior a chance de valorizar a importância da confiabilidade.
- Uma grande parte dos profissionais de TI em empresas que exploram ou implantam IA na América Latina indica que todos os aspectos de confiança e transparência são importantes para seus negócios. De acordo com o estudo, os mais importantes no Brasil são: cumprir as obrigações de relatórios internos (98%), manter a integridade da marca e a confiança do cliente (98%) e ter a capacidade de monitorar dados e IA ao longo do ciclo de vida (98%).
- No entanto, embora a grande maioria dos líderes empresariais indique que a IA confiável é fundamental, nem todas as organizações no País/América Latina tomam medidas para garantir que sua IA seja responsável e confiável, como reduzir o viés (21%), rastrear variações de desempenho e/ou desvio de modelo (49%) e se concentrar em garantir que as decisões que tomam possam ser explicadas (49%).
. Construindo operações mais sustentáveis – A IA está pronta para desempenhar um papel cada vez maior nas iniciativas de sustentabilidade das organizações em todo o mundo, com mais de dois terços das empresas usando ou planejando usar a IA como parte de suas iniciativas de sustentabilidade.
Como exemplo, os profissionais de TI no Brasil acreditam que a IA tem um grande potencial para ajudar a resolver desafios ESG/sustentabilidade, como fornecer informações mais precisas e verificáveis sobre fatores de desempenho ambiental para relatórios (43%) e conduzir processos de negócios e operações diárias mais eficientes, como melhoria na cadeia de suprimentos, operações e manufatura (37%).
. Usos populares como automação e adoção de drives de segurança – Na América Latina, as organizações estão aplicando a IA em uma ampla variedade de casos de uso, com a adoção mais avançada em áreas como operações de TI, segurança cibernética e automação de processos de negócios.
- Na região, os profissionais de TI de empresas que implantam IA relatam que ela é usada para detecção de segurança/ameaças (44%) e IA de conversação (44%), enquanto aqueles que exploram apenas IA geralmente relatam que ela está sendo usada para marketing e vendas (30%).
- 30% das empresas estão empregando IA para operações de TI (AIOps) para automatizar os principais processos para manter o desempenho dos aplicativos e, ao mesmo tempo, tornar a alocação de recursos mais eficiente.
“Organizações na América Latina, incluindo o Brasil, pesquisadas no IBM Global AI Adoption Index 2022, estão usando a IA hoje para responder aos diferentes desafios e pressões que enfrentam, desde operações de negócios e escassez de habilidades até iniciativas de sustentabilidade”, disse Marcela Vairo, Diretora de Data & AI da IBM Brasil.
“Com 83% das empresas no Brasil, seja implementando uma estratégia holística para o uso de IA em suas organizações ou desenvolvendo uma, isso é apenas uma amostra do papel crescente que a IA está desempenhando nos negócios e na sociedade”. À medida que o investimento em IA continua a crescer, ainda existem barreiras para sua adoção no Brasil, principalmente para organizações menores, que são significativamente menos propensas a tirar proveito da IA.
A pesquisa indicou que as principais barreiras para a adoção de IA para empresas brasileiras são: preços altos (29%), complexidade ou dificuldade em integrar e dimensionar projetos de IA (20%), complexidade de dados (17%) e habilidades de IA limitadas, experiência ou conhecimento (17%). A IBM está ajudando a quebrar essas barreiras e levar os benefícios dessa tecnologia para mais pessoas e organizações em todos os setores, com IA centrada no ser humano projetada para as necessidades dos negócios.
A IBM se baseia continuamente nas mais recentes inovações em IA da IBM Research para fornecer novos recursos prontos para os negócios, ajudá-los a automatizar processos técnicos e manuais, como operações de TI, desenvolver novas formas de operação e ajudar a garantir que a ética da IA seja observada.
Além disso, a IBM Consulting traz profundo conhecimento em tecnologia, indústria e design de processos para cocriar soluções com clientes que incorporam IA em seus principais processos de negócios e criam fluxos de trabalho inteligentes em escala. Baixe o estudo em: (https://www.ibm.com/downloads/cas/GVAGA3JP) – Fonte: (AI/IBM).