A área de vendas é uma das mais importantes em qualquer empresa, já que um negócio precisa vender para se manter em pé e crescer.
Entretanto, vender não deve ser considerada uma ação a ser realizada apenas por aqueles que nascem com o chamado “talento natural para vendas”, e sim por qualquer um que seja muito bem treinado. Existem estudos que mostram que os treinamentos constantes em vendas são fundamentais.
Segundo a Sales Management Association, as empresas que fornecem programas de treinamento eficazes superam as metas de receita 7,5% mais frequentemente. Além disso, vendedores que recebem treinamentos contínuos têm 50% mais chances de permanecer nas empresas, reduzindo custos de recrutamento e retenção.
Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, vender é uma arte treinável. “Já tivemos vários casos de vendedores que não eram pessoas de mercado gabaritadas, mas que foram desenvolvidas dentro de casa. Toda empresa precisa entender que o vendedor não é um super herói e que precisa ser treinado constantemente”, afirma.
Existem alguns pontos principais relacionados às vendas. “O principal é que a pessoa deve vender uma solução e não um produto. Além disso, não podemos achar que o vendedor pode fazer tudo sozinho. Ou seja, que ele não precisa de treinamento e que precisa se virar e fazer de tudo: prospectar, agendar, visitar, demonstrar e etc. Do início ao final, são diversas etapas que não devem ser feitas por uma única pessoa”, detalha.
Além disso, para que tenha sucesso nas vendas, uma orientação considerada primordial é a empresa realizar uma estruturação comercial. “É preciso ter processos muito bem definidos, pessoas muito bem treinadas e ferramentas adequadas. Esse tripé é fundamental para ajudar no aumento das vendas e conquista das metas. Todas as empresas de alta performance trabalham dessa forma”, explica.
Marilucia lembra que muitas companhias reclamam ao treinar vendedores que acabam não permanecendo, mas ela ressalta que se trata de uma realidade que qualquer empreendedor precisa encarar. “Se você não cuidar bem do seu vendedor, não treinar, não preparar, revisar o planejamento, acompanhar números e indicadores, você não estará fazendo uma gestão, muito menos na área de vendas, e aí as chances de ele ir embora aumentam de fato”.
Confira algumas orientações que devem ser aplicadas na arte de vender bem:
- – Conheça seu público-alvo – É necessário que o vendedor conheça detalhadamente o perfil do cliente ideal e entenda suas dores, necessidades e como sua solução pode resolver esses problemas.
- – Utilize prova social – É sempre importante ter depoimentos e reviews para mostrar e ampliar a credibilidade. Construir uma relação de confiança é um processo que pode ser facilitado por meio de provas sociais.
- – Use o poder do marketing digital – Use estratégias como SEO, marketing de conteúdo, anúncios pagos e redes sociais para atrair potenciais clientes.
- – Construa uma proposta de valor clara – Deixe evidente por que o cliente deve escolher sua empresa no lugar da concorrência. Enfatize os benefícios e diferenciais do seu produto ou serviço. – Fonte e mais informações, acesse: (https://www.startgrowth.com.br/).