AGV Gestão destaca a importância de boas práticas nas empresas
Com a maior difusão do termo ESG (Environmental, Social and Governance em inglês), ou ASG – Ambiental, Social e Governança em português, cada vez mais as corporações e empresas de todos os tamanhos estão atentas às práticas nessas três áreas. O mercado se deu conta que a boa gestão nos temas sociais, ambientais e de governação são condição indispensável para a longevidade e sucesso das organizações. Estes temas passaram a ser utilizados como critérios na alocação de recursos de bancos e investidores.
Alessandro Galvão, sócio-diretor da AGV Gestão, explica que o ESG se refere a um conjunto de critérios que as empresas devem levar em consideração para avaliar seu desempenho não apenas referente a oportunidades, lucratividade e longevidade, mas também em relação aos aspectos ambientais, sociais e de governança.
De acordo com ele, essa abordagem holística permite que as empresas avaliem seu impacto no meio ambiente, nas comunidades em que operam e nas partes interessadas envolvidas em suas atividades, além de exercer influência na retenção de talentos, ajudar na gestão de risco, promover melhor acesso a capital de terceiros, atrair investidores e promover a valorização da empresa.
Segundo Galvão, as empresas que adotam práticas de ESG estão se posicionando de forma mais sustentável no mercado, denotam maturidade e são referências de crescimento e de compartilhamento de valor. “É fundamental que haja uma abordagem que integre e conecte as estratégias ESG no negócio, assegurando um plano de implementação que traga benefícios mensuráveis em cada departamento da empresa, e ao mesmo tempo beneficie a sociedade”, enfatiza.
As boas práticas de sustentabilidade envolvem medidas como redução de emissões de carbono, gestão eficiente dos recursos naturais, respeito aos direitos humanos, promoção da diversidade e inclusão, transparência na comunicação com os stakeholders e adoção de políticas de governança corporativa robustas.
A AGV Gestão tem desempenhado um papel fundamental na orientação das empresas sobre a implementação de estratégias ESG e boas práticas de sustentabilidade. A consultoria analisa o contexto de negócio da empresa, os principais competidores e os temas relevantes para o setor, os principais ativos (tangíveis e intangíveis) a serem trabalhados e as ações já existentes e não plenamente comunicadas.