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Sustentabilidade: essencial para o crescimento saudável das empresas

em Mais
terça-feira, 27 de agosto de 2024

No terceiro quadrimestre de 2023, o Brasil registrou a abertura de 1.150.149 novas empresas, totalizando 3.868.687 empresas abertas ao longo do ano, um crescimento de 0,7% em relação a 2022.

O setor de comércio e serviços continua predominante, representando 83,9% das novas empresas, de acordo com o boletim do Mapa de Empresas, divulgado pela Secretaria Nacional de Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Paralelo a isso, houve fechamento de 675.257 negócios no mesmo período.

De acordo com Rica Mello, especialista em gestão de empresas e fundador do grupo BCBF, manter o crescimento sustentável, ou seja, aquele que sustenta o aumento da demanda com qualidade, tornou-se uma prioridade para aqueles que desejam expandir suas operações. “Podemos pensar na sustentabilidade em seus múltiplos significados. Quando aplicamos o conceito a uma promoção de ações responsáveis com o ambiente e a comunidade, esse é um pilar fundamental para que o negócio se mantenha crescendo a longo prazo”, acrescenta.

Nesse contexto, especialistas em gestão de empresas destacam a importância de uma abordagem estratégica que inclua a gestão de riscos, adaptação a mudanças regulatórias, inovação em produtos e serviços e a incorporação de práticas de responsabilidade social e ambiental.

“Mercados emergentes como o brasileiro possuem condições econômicas e regulatórias que podem mudar rapidamente. Portanto, as empresas precisam ser flexíveis, atualizadas e inovadoras”, conta. Nesse aspecto, o ESG precisa estar incluído nos modelos de negócio, fortalecendo a imagem corporativa e impulsionando o desempenho econômico.

Estudos indicam que empresas que adotam tais práticas demonstram maior resiliência em crises e atraem mais investidores. A adaptação contínua e a inovação em produtos e serviços são fundamentais para capitalizar as oportunidades enquanto se navega pelas complexidades regulatórias. Além disso, é importante entender profundamente o ambiente de negócios local, identificar e gerenciar riscos.

O empreendedor deve ainda estar alinhado com as expectativas dos stakeholders. “A adoção de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial e o big data, pode ajudar a otimizar operações e a responder de forma ágil às mudanças do mercado”, completa o especialista.

Por fim, parcerias estratégicas com organizações locais e internacionais devem ampliar o impacto positivo das iniciativas da empresa e fortalecer a posição competitiva da empresa. – Fonte e outras informações: (https://ricamello.com.br/).