Thiago Xavier (*)
Digitalização, saúde mental dos times, programas de desenvolvimento, formação de lideranças. Esses foram apenas alguns dos grandes temas que cercaram o RH em 2024, tendo sido amplamente investidos por diversas empresas ao redor do mundo. Com a chegada de um ano novo já batendo em nossas portas, é hora de refletir.
Qual foi o grau de impacto e relevância dessas tendências no seu negócio ao longo deste ano, e quais aprendizados trouxeram para o planejamento estratégico deste departamento em 2025? É normal que, nessa época marcada por datas celebrativas, novas tendências de mercado sejam apontadas como as que mais podem se sobressair e serem relevantes no mercado.
Segundo um estudo da Gartner, como exemplo disso, 87% dos líderes deste departamento concordam que, para que as empresas se mantenham atualizadas e à frente da concorrência, a transformação do RH é algo necessário para suportar o planejamento que será estabelecido.
Para 2025, a pesquisa também apontou certos temas que devem permanecer em alta, com destaque para:
- – Desenvolvimento de lideranças – 70% acreditam que a atual gerência não está adequadamente equipada para desenvolver, efetivamente, líderes de nível médio. Sem estes visionários, como sua empresa conseguirá ter times unidos, preparados e inspirados para trabalhar juntos, perante a conquista de resultados cada vez melhores?
- – Cultura organizacional – 57% dos líderes de RH defendem que a gerência falha em se fazer cumprir a visão desejada do negócio na cultura organizacional. Alinhar este mindset vem sendo uma luta enorme no mercado, o que prejudica no desempenho individual, retenção de talentos e no aumento dos lucros.
- – Planejamento estratégico – 61% concordam que esses esforços possuem uma data de validade de um ano. Isso faz com que seja necessário reavaliá-lo dentro deste período, conferindo o que está sendo demandado pelos seus clientes e de que forma atingir tais necessidades.
Certamente, estes tópicos abordados acima são de extrema relevância para o mercado como um todo. Porém, a forma pela qual cada negócio irá conduzi-lo internamente é completamente diferente. Não há uma única receita de bolo a ser seguida por toda empresa, mas sim ingredientes básicos que podem ser misturados e unidos conforme cada demanda e objetivos.
Para que sua marca atinja resultados ainda melhores em 2025, aplique uma análise profunda de quais foram as maiores dores e aprendizados tidos em 2024, assim como até onde a agenda proposta em 2023 foi conquistada este ano. Os planos saíram do papel? Quais decisões foram tomadas para atingi-los? O que ainda ficou longe de ter êxito?
Levante essas respostas e as use como base para clarear a mente sobre o que é esperado para o próximo ano. Se questione: quais tendências fazem sentido para seu modelo de negócios? Os times trabalhão 100% à distância, híbrido ou presencial? De que forma todas as equipes podem se preparar e capacitar melhor, a fim de lidar de maneira efetiva com efeituais imprevistos?
São muitas perguntas, mas a resposta de cada uma delas reforçará as ações necessárias para que seu RH desempenhe da melhor forma possível e suporte os outros departamentos rumo a um 2025 brilhante.
(*) – É headhunter e sócio da Wide Executive Search, boutique de recrutamento de executivos (https://wide.works/).