No mundo empresarial, contar com estratégias de transição bem definidas é fundamental para garantir que eventuais mudanças ocorram da melhor maneira possível, sem causar traumas nos processos internos e na produtividade.
A maioria das organizações enfrenta desafios constantes ao responder às mudanças externas, economias globais e avanços tecnológicos. O palestrante, gestor e empreendedor em diversas áreas de negócio Rica Mello enfatiza que para se manterem competitivas, as organizações precisam garantir que seus processos, sistemas e estratégias evoluam continuamente.
“Este processo, no entanto, não é apenas sobre a empresa, mas envolve principalmente as pessoas que a compõem”, revela. Pesquisas da McKinsey apontam que 70% dos processos de transformação falham. Entre as razões, é possível destacar a falta de alinhamento da diretoria e, principalmente, a falta de convicção ou entusiasmo dos funcionários pelo objetivo determinado pelo CEO. Esses motivos acendem um alerta para a necessidade de uma gestão de pessoas eficiente, capaz de envolver os profissionais diante de processos transitórios.
“Não estar preparado para transformações é natural, causando resistência em parte dos colaboradores, que têm medo de perder o emprego e desengajar”, afirma Rica Mello.
A perda de funcionários é um custo significativo para as organizações, não apenas em termos financeiros, mas também devido à perda do conhecimento essencial que parte com eles. Para evitar essas consequências negativas, o especialista destaca quatro medidas práticas que podem ser adotadas para que as mudanças organizacionais fluam melhor. Confira:
- – Defina claramente a mudança e alinhe-a aos objetivos – Articule a mudança necessária, mas não deixe de revisar os objetivos da empresa e as metas de desempenho para que essas mudanças estejam direcionadas estrategicamente.
- – Determine os impactos – Avalie os impactos da mudança em vários níveis organizacionais e identifique se funcionários serão afetados por essas transformações, antecipando treinamento e suporte. “Preparar os colaboradores para as mudanças é a melhor maneira de conseguir adesão e fazer com que elas fluam da melhor maneira possível”, afirma Mello.
- – Desenvolva uma estratégia de comunicação – Comunique a mudança de maneira efetiva, com base em uma estratégia de divulgação bem planejada e pensada para os diferentes grupos da empresa. Destacando os objetivos da mudança e os benefícios que ela traz, os funcionários ficam mais propensos a ajudar e podem até trazer novas ideias.
- – Meça os resultados de mudança – Defina KPIs para avaliar os resultados e para medir o impacto das transformações, avaliando a eficácia do plano de gestão de mudanças, documentando aprendizados e resultados.
Mello conclui que é importante avaliar também a satisfação dos funcionários após essas transformações, realizando pesquisas internas para isso. “A partir dessas informações, é possível mensurar com clareza os impactos da transformação em relação ao clima organizacional e adotar medidas ainda mais eficientes quando novas mudanças forem necessárias”, finaliza. – Fonte e mais informações: (https://ricamello.com.br/).