Durante a pandemia, observamos um crescimento massivo no número de negócios online, demonstrando que cada vez mais pessoas buscam boas ideias para começar um negócio do zero. Com 14 milhões de pessoas desempregadas, o Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de microempreendedores cadastrados no MEI (microempreendedor individual) no último ano.
Existem diversas formas de empreender e, para começar em qualquer uma delas, é preciso definir estratégias. A Printi, gráfica online focada em produtos personalizados, criou a série “Começando meu negócio do zero” para?ajudar quem tem o sonho de empreender e oferece um verdadeiro passo a passo para criar uma marca de sucesso. Confira algumas dicas:
. Dê o pontapé inicial – Marcas são como pessoas e precisam ter uma razão para existir. Vale pensar na marca como uma pessoa que está nascendo. Como eu quero que essa marca se apresente para a sociedade e principalmente, que tipo de valor e propósito essa marca vai exercer no mundo.
. Defina seu público-alvo e concorrência – O empreendedor deve entrar no universo de pesquisa para entender o público-alvo. Com isso, é definido quem é o cliente principal, mesmo que tenham outros possíveis alvos. De acordo com Ellen Pretel, gerente de Marketing, Branding e Comunicação da Printi, a pesquisa é dividida em três momentos.
“A primeira é conhecer a estratégia de negócio – sobre o que vai oferecer, como e qual é o diferencial da marca. Na segunda etapa, é importante conhecer o cliente – quem é ele, o que é importante para ele, o que ele enxerga em relação ao produto. Por último, entender como o mercado funciona – saber se tem concorrência, o que dá certo e o que pode ser feito para se destacar das outras empresas”, comenta.
Aprender a partir do que já foi feito também é importante. “Entender o mercado e como os concorrentes se posicionam, aprender com o que dá certo, mas também com o que dá errado. A gente costuma estudar casos de sucesso, mas casos de insucesso também nos dão grandes insights do que pode dar errado no caminho”, finaliza Ellen.
. Estabeleça Metas – É importante colocar no planejamento uma meta possível de cumprir. O empreendedor deve levar em consideração o cenário atual, onde a marca quer chegar e o espaço que deseja conquistar.
. Escolha o nome da empresa – Muita gente pensa que o?nome da empresa?vem em uma epifania, mas na verdade, precisa ser parte da?construção da marca.?O nome tem que?representar o diferencial do seu produto. Tem que refletir o DNA da marca que está sendo criada.
. Propósito de marca – Independentemente do tamanho da empresa, toda marca precisa de um propósito para existir. Ele corresponde à essência da marca e aquilo que deseja transmitir para o mundo. Além disso, é a forma como a empresa atua na sociedade, sendo consciente sobre seu papel e sobre o impacto que produz na vida dos consumidores e da sua comunidade.
Após definir o propósito, o próximo passo é voltado para posicionamento de marca, uma estratégia técnica construída junto ao profissional de marketing, que tem o objetivo de focar na percepção do cliente sobre a marca e pode ser transmitido de várias formas, como um slogan, por exemplo. Fonte e mais informações: (www.printi.com.br).