Christopher Spikes (*)
1 – O WhatsApp é um canal onde os clientes têm a expectativa de serem respondidos com mais rapidez. Então é importante ter maior agilidade na hora de responder. Também é importante deixar bem claro o horário em que os atendentes estão disponíveis para conversa, pode ser no status, por exemplo.
2 – Ser sempre cordial e manter a simpatia durante o atendimento é o mínimo, mas é importante tratar o cliente como um indivíduo único com necessidades específicas, assim dando um atendimento realmente personalizado. Claro que recursos de respostas rápidas são bem-vindos, mas devem ser usados com moderação.
3 – Passar clareza e tranquilidade nas informações é essencial. Temos que entender que nem todo cliente é expert em internet e sabe as linguagens que estamos acostumamos a usar com quem tem mais facilidade.
4 – Como em qualquer canal da empresa, prezamos muito pela transparência. Não temos medo de assumir erros, e não os terceirizamos. Assim fazemos de tudo para reverter possíveis impressões negativas. Essa postura é muito importante para a construção de uma relação de confiança com o cliente.
5 – Estar preparado para o atendimento é fundamental. Crie scripts que podem te ajudar a entender como conduzir cada caso, agilizando o atendimento.
• Dica extra: Antes de abrir um novo canal de atendimento, entenda se você está pronto para atender às expectativas com agilidade e eficiência. Não adianta dar mais uma opção de comunicação para o cliente se não conseguir atendê-lo direito.
(*) – É fundador e CEO da Authen (www.authen.com.br).