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Consumidor, talentos e custos: estratégias no curto prazo

em Mais
segunda-feira, 03 de outubro de 2022

Melhorar a experiência do consumidor (42,8%), treinar e qualificar recursos humanos (19,05%) e reduzir custos (16,6%). Esses foram os três principais temas que empresários brasileiros ouvidos pela KPMG consideram estratégicos para o crescimento nos próximos dois anos.

A primeira edição da pesquisa “Transformando insights em oportunidades de crescimento” foi realizada este ano com entrevistados de todo o país e tinha como objetivo compreender estratégias corporativas para o incremento dos negócios, além de avaliar os atuais riscos e desafios para ampliar oportunidades de expansão.

Entre os temas apontados como fundamentais para esse progresso, os empresários citaram ainda o fortalecimento da comunicação com as partes envolvidas (stakeholders) (9,5%), utilização de iniciativas associadas às práticas ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) como diferenciação no mercado (7,1%) e destaque para benefícios de uma cultura inclusiva e diversificada (4,7%).

Quando questionados sobre as estratégias que os líderes usarão para impulsionar o crescimento organizacional nos próximos dois anos, as duas mais citadas por eles estão relacionadas com a tecnologia, a seguir: investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação e melhoria da transformação digital para ampliar escala e impacto, ambos citados com 19,05%.

Também foram apontadas como importantes as questões ligadas às alianças estratégicas (14,2%), fusões e aquisições (14,2%) e atuação em novos mercados de regiões ainda não atendidas (11,9%). “Entender como o consumidor está se comportando após o período de pandemia tem sido um grande desafio para as empresas, associado a isso estão a qualificação de talentos em áreas estratégicas como a tecnologia, por exemplo, e o fato de que todas as organizações estão buscando reduzir custos para se manter competitivas.

O levantamento nos deu uma visão geral dessas principais preocupações dos líderes empresariais no momento. São esses tópicos que estão na pauta desses executivos e que vão garantir o sucesso dos negócios no curto prazo”, analisa o sócio-líder de clientes e mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul, Jean Paraskevopoulos. Uma das questões levantadas na pesquisa diz respeito à expectativa de crescimento das empresas para os próximos três anos.

Metade dos entrevistados (50%) espera que o negócio que eles lideram cresça mais do que 15% nesse período. Com relação ao outro grupo de executivos, 33,3% acreditam que esse aumento será de 10% a 15%, quase 10% preveem ampliar os negócios de 1% a 5% e cerca de 7% deles apontam acréscimo entre 6% e 10%.
Os entrevistados foram perguntados ainda sobre os principais riscos e ameaças para o crescimento aos negócios que eles administram.

Os três primeiros foram os seguintes: falta de talentos e profissionais (28,5%), questões econômicas como inflação e desvalorização cambial (26,1%) e assuntos regulatórios (16,6%). – Essa pesquisa da KPMG coletou dados relativos aos meses de junho e julho, para medir a temperatura do atual momento e, também, para saber quais serão as medidas tomadas para os próximos meses.

Foram consultados cerca de 40 empresários das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, pertencentes aos setores de agronegócio, automotivo, educação, energia e recursos naturais, indústria, infraestrutura, saúde, serviços financeiros, serviços e consultoria, tecnologia, terceiro setor e startups. – Fonte e outras informações:
(https://home.kpmg/br/pt/home.html).