Hoje, o Brasil conta com mais de 20 milhões de empresas ativas, sendo que aproximadamente 1,7 milhão desse total foram abertas em 2023, segundo o Mapa de Empresas, da Secretaria Nacional de Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), por intermédio do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI).
Dentro desse cenário, Juliano Dias, CEO da Meetz, startup brasileira que oferece soluções de prospecção e de sales engagement para negócios B2B, afirma que é possível estimar que mais de 3 milhões de organizações no país têm a capacidade de construir novas relações com outras companhias.
Juliano afirma que não existe uma fórmula certa para saber o momento de buscar novas oportunidades e expandir o negócio. “É comum que empreendedores tenham receio de investir na ampliação de seus negócios no momento errado. No entanto, a manutenção do network com pessoas influentes e clientes de interesse pode ser o primeiro passo para uma expansão mais segura”, explica.
A populares indicações nem sempre são o suficiente para um crescimento sustentável de um negócio. Por isso, a busca proativa pelo aumento da carteira de clientes não precisa ser vista como um plano de expansão imediato. Não estamos falando da necessidade de novos clientes para a sobrevivência da empresa. Estamos avaliando um projeto saudável, capaz de se sustentar com a estrutura e consumidores que possui.
Nesses casos, o contato com organizações fora do seu círculo de relações pode ajudar, inclusive, na produção de novas soluções. O caminho de buscar novas relações e conhecer pessoas é semelhante para as companhias que esperam seguir com uma estratégia mais agressiva de expansão. Construir laços com possíveis clientes é o primeiro passo para quem deseja ampliar o negócio.
Contudo, nesses casos, é necessário a organização de um time comercial. Hoje, já existem no mercado empresas especializadas em prospecções, que são capazes de realizar conexões entre possíveis parceiros de acordo com sua base de dados. “Montar um time comercial dentro de casa demanda tempo e muitos investimentos. Isso porque será necessário estruturar um novo departamento, contratar e treinar pessoas e, o mais importante, buscar no mercado possíveis clientes que façam sentido para o seu serviço.
Já quando se terceiriza com uma empresa especializada em prospecção, o time de especialistas já está pronto e, no geral, o tempo de maturação até a apresentação de resultados é mais rápido”, explica Juliano. Independentemente da forma que as empresas optarem para buscar novos clientes, a estratégia principal será sempre manter ativo novos contatos e relações interessantes para o seu negócio.
Seja por meio de uma busca proativa ou por conexões do dia a dia, a manutenção de uma empresa saudável sempre dependerá dos clientes e da qualidade do serviço que entrega. – Fonte e outras informações: (https://www.meetz.com.br).